O MARKETING SOCIAL E POLÍTICO
Por: Kaahhsantos • 17/9/2016 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
KARINA SILVA DOS SANTOS - 228992013
MARKETING SOCIAL E POLÍTICO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
KARINA SILVA DOS SANTOS
MARKETING SOCIAL E POLÍTICO
Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda da Faculdade ENIAC para a disciplina de Marketing Social e Político.
Prof. JACQUES MIRANDA DE OLIVEIRA
Guarulhos
2016
[pic 2]
Perguntas e Respostas
- Como andar na linha? ANALISE E COMENTE UMA A UMA as CINCO lições de empresas brasileiras e multinacionais instaladas no Brasil:
A) A AES Brasil controladora da concessionária de energia Eletropaulo tem a seguinte prática: Todos os contratos acima de U$ 100 mil devem ser aprovados pela matriz americana e todos os FORNECEDORES devem estar aprovados em seu cadastro de idoneidade.
R: De fato é uma forma de mostrar o compromisso que a empresa tem para com seus fornecedores e a segurança de que as decisões vêem diretamente da fonte maior que é a matriz americana.
B) Na DURATEX todos os funcionários e FORNECEDORES, passam por treinamento sobre o código de Ética. Quem não atende ás normas está fora. Palavras do Presidente da empresa: “O maior valor de uma empresa é a sua imagem. Não dá pra brincar.”
R: É realmente interessante que os funcionários e os fornecedores conheçam o código de ética da Duratex, porém considero um tanto quanto “radical” a visão de “quem não atender ás normas está fora”, ninguém conseguir seguir algo de forma perfeita, mais vejo como um modo de fazer as pessoas terem comprometimento com a empresa a qual prestam serviço.
C) A fabricante de roupas, DUDALINA adotou a seguinte norma: Quando AGENTES PÚBLICOS (FISCAIS, etc.) visitam a empresa, eles são atendidos por dois FUNCIONÁRIOS. As reuniões acontecem em salas com câmeras e todos ficam cientes que tudo está sendo gravado. Isso evita que pessoas criem dificuldades para vender facilidades.
R: Interessante, por mostrar a imagem de uma empresa “transparente” onde todos que estão colaborando podem ter acesso ao que acontece, não sendo algo oculto dos agentes públicos no momento em que estão no local, até porque em algumas ocasiões os mesmos tendem à de certa forma agir de forma antiética, através de subornos para com a empresa.
D) No SANTANDER existem 80 funcionários em um setor chamado COMPLIANCE, que apuram todas as denúncias sobre desvios de conduta de FUNCIONÁRIOS e de FORNECEDORES. Os casos variam desde assédio moral à corrupção. As áreas mais sensíveis, são aquelas que se relacionam com o poder público: Prefeituras, Ministérios, Estatais, etc.
R: Este setor que foi determinado como compliance, por certo é importante para a empresa não somente para o Santander, mas talves fosse necessário em outras. Pelo fato de que é relevante em ambas as partes saberem o que acontece e como deverão agir e como “punir” diante dos relatórios do setor.
...