Plano de Atividades
Por: antonio girao • 19/11/2022 • Projeto de pesquisa • 296 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
para um trabalho na faculdade e que poderiam ser muito sinceros, que não implicaria em nada negativo dentro do ambiente escolar. Os alunos do sexto se recusaram a participar, pois não se sentiam à vontade para conversar comigo. Os alunos do sétimo e do oitavo ano, após se apresentarem e conhecerem um pouco sobre mim, se mostraram animados em poder contribuir de alguma forma para o trabalho. Os alunos do nono ano se prontificaram antes mesmo de utilizar o quebra gelo.
Conduzi pelos assuntos pertinentes, mas dei o máximo de liberdade para estruturarem suas respostas. Cada um tinha uma perspectiva diferente que gostariam de comentar. De uma maneira geral, entendi que esta parte do exercício demonstrou que os alunos do Ensino Fundamental se sentem valorizados, importantes, quando questionam sua opinião sobre alguma coisa. Não tiveram receio de eu os prejudicasse de qualquer forma com aquelas conversas. As entrevistas estão organizadas na parte de anexos deste trabalho.
Quase todos demonstraram desprezo pela aula de robótica, esclarecendo que se tratava de uma aula teórica, sem graça e que não levava a lugar algum. Inclusive os alunos fugiam da sala durante a aula e me acompanhavam em outras atividades só para não precisar ficar assistindo à disciplina (com autorização do professor). Identificaram a precariedade das aulas de informática e do desinteresse geral pelas disciplinas, pois era tudo feito de forma muito sistemática, quase sem interação. Não encontrei nenhum aluno que gostasse de ler ou de escrever. Seus principais hobbys eram voltados para o uso de tecnologias.
Assim como entrevistei os alunos, fiz o mesmo processo com os professores, realizando perguntas distintas. As entrevistas foram anexadas ao final deste trabalho.
Tive a oportunidade de realizar uma aula de língua portuguesa com os alunos do oitavo e do nono anos. A temática era
...