Pluralidade Religiosa na Universidade de Sorocaba
Por: Vinicius Cuba • 2/12/2018 • Projeto de pesquisa • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 244 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Alexandre Meiken Gabriele Ungaro Matheus Rodrigues
Michael Danillo
Vinicius Cuba Theodoro
PLURALIDADE RELIGIOSA NA UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Sorocaba-SP 2018
1 - Do objetivo geral:
Identificar se os estudantes da Universidade de Sorocaba se identificam com os princípios cristãos que norteiam a missão da instituição.
2 - Dos objetivos específicos:
- Verificar quais são as religiões/doutrinas mais presentes entre os alunos
- Analisar o que os estudantes entendem como “princípios cristãos”
- Identificar se os estudantes já cometeram atos que fogem aos “princípios cristãos”
- Identificar se os alunos, ao fazer a matrícula, tinham consciência/conhecimento dos princípios cristãos da Uniso.
- Analisar se, em algum momento, houve censura em alguma ação devido a motivos religiosos (como por exemplo, não poder falar sobre determinado assunto)
- Verificar se os alunos concordam com a existência da disciplina "Cultura, religiosidade e mudança social" presente na grade de todos os cursos
3 - Do público-alvo:
Foram entrevistados alunos da Universidade de Sorocaba, de ambos os sexos, matriculados regularmente nos cursos de biológicas, humanas e exatas do turno da manhã do campus Cidade Universitaria.
4 - Dados secundários
O presente trabalho busca fazer um levantamento das religiões mais presentes na Universidade de Sorocaba (UNISO). A pesquisa será feita com o corpo discente do período da manhã e dividida entre as seguintes áreas do conhecimento: Ciências humanas (englobando os cursos das áreas sociais, linguística, letras e artes); Ciências exatas (incluindo ciências da terra e engenharias); e Ciências biológicas (com adição das categorias saúde e ciências agrárias), do câmpus “Cidade universitária professor Aldo Vanucchi”, localizado na rodovia Raposo Tavares, km 92,5, Sorocaba-SP.
O debate referente ao tema surgiu depois de discutir sobre os chamados “princípios cristãos” que norteiam a missão da universidade. De acordo com informação veiculada no site da instituição, a missão da UNISO é "Ser uma Universidade Comunitária que, por meio da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, produza conhecimentos e forme profissionais, em Sorocaba e Região, para serem agentes de mudanças sociais, à luz de princípios cristãos".
Em rápida pesquisa no site Sua Pesquisa, pode-se observar que há três princípios básicos que regem o Cristianismo: “Amar a Deus sobre todas as coisas”, “Amar ao próximo como a ti mesmo” e “Pessoas são mais importantes do que coisas”.
Entre os objetivos, está o interesse em saber, inicialmente, o que significa para a instituição esses princípios. Para isso, foi feito contato com a assessoria de comunicação para auxiliar nos esclarecimentos, além da solicitação de dados quantitativos percentuais da religião dos alunos, da cidade, por sexo e gênero com maior quantidade de pessoas que se consideram religiosas.
Em seguida, verificar quais são as religiões ou doutrinas mais presentes entre os alunos e se há concordância entre a universidade se basear em princípios cristãos, uma vez que, a UNISO é concebida como uma universidade não confessional, ou seja, “embora a sua Entidade Mantenedora tenha sido instituída pelo Bispado de Sorocaba, ela não é propriedade da Igreja Católica nem tem proposta acadêmica a ela vinculada, mas se inspira em valores cristãos”, assim como consta no site da propria universidade.
Em resposta, a assessoria informou que não possui os dados relacionados à religião dos alunos. Portanto, conclui-se que os dados levantados com esse trabalho, serão inéditos. Fica claro que, para a universidade, apenar de sua vertente catolica, a fé de seus alunos não é algo que influencia em suas atividades. Pórem, o que está em questão é: as atividades catolicas que a universidade promove (missas no campus, por exemplo) incomodam os alunos de outras religiões?
Para dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa, buscou-se dados secundários também chamados de “desk research”, que se referem a informações que já existem e foram divulgadas. Iniciando como primeira fonte de informação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para coletar informações referente a amostra de religião presente na cidade de Sorocaba (censo 2010), e verificar, posteriormente, se a maioria das religiões da cidade, também está presente na universidade.
De acordo com o IBGE (censo 2010), a população residente na cidade de Sorocaba-SP tem, em sua maioria, praticantes da religião católica e segue a divisão abaixo:
- 43.547 pessoas não tem uma religião. Dentre elas, 1.062 se consideram agnósticas, 1.614 são ateus e 40.871 não possuem nenhuma religião.
- O Budismo foi declarado por 1.455 pessoas, o Candomblé por 652 e a Umbanda por 818 pessoas.
- A religião católica foi dividida de três formas: Católica apostólica brasileira, com 621 pessoas; Católica apostólica romana, com 331.154; e Católica ortodoxa, com 341.
- A religião espírita foi declarada por 1 9.833 pessoas e a categoria “espiritualista” por 173 pessoas.
- A religião evangélica tem ao todo 162.922 pessoas e está dividida em: missionária e pentecostal.
- Na categoria missionária tem as seguintes divisões: adventista (3.601), batista (5.671), congregacional (82), luterana (671), metodista (783), presbiteriana (5.922), ao todo, a categoria missionária soma 16.730 pessoas.
- Na pentecostal temos: comunidade evangélica (407), evangélica renovada não determinada (23), assembleia de Deus (28.389), casa da bênção (787), congregação cristão do Brasil (39.804), Deus é amor (1.063), igreja do evangelho quadrangular (17.541), maranata (102), nova vida (79), o Brasil para cristo (1.045), igreja universal do reino de deus (7.356), outras (15.767); a categoria pentecostal, no geral, soma 112.363 pessoas.
- Além dessas divisões, há 33.829 pessoas evangélicas em categoria não determinada.
O Hinduísmo soma 53 pessoas
- A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, mais conhecida como igreja dos Mórmons, soma 1.894 pessoas.
- O Islamismo e o Judaísmo somam, respectivamente, 72 e 142 pessoas.
- A categoria cuja religiosidade não é determinada ou tem múltiplo pertencimento possui 2.531 registros.
- Em relação às novas religiões orientais, a igreja messiânica mundial soma 455 pessoas e as outras religiões 427.
- Testemunhas de Jeová somam 9.477 registros.
- As tradições esotéricas e as tradições indígenas registram, respectivamente, 299 e 305 pessoas.
- As categorias “outras religiões orientais”, “outras religiosidades” e “outras religiosidades cristãs” tem, respectivamente, 18, 19 e 8.412 pessoas. Já as pessoas que não sabem em qual religião se encaixam, somam 973 pessoas.
[pic 2]
Gráfico nosso
4.1 - Religião por sexo:
Sorocaba conta com uma divisão geral por sexos na religião, onde há 287.014 homens que se declaram religiosos e 299.611 mulheres praticantes de alguma religião.
Destes, segundo o IBGE (censo 2010) a divisão por religião dos homens é:
- 164.175 são Católicos apostólicos.
- 7.976 são Espiritas.
- 74.211 são Evangélicos em geral.
...