Projeto de Desenvolvimento Comunitário
Por: lequelda • 20/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 257 Visualizações
Tema:
Centro de caridade ALJEM
Problema:
Como acabar com o elevado índice de orfanatismo e mendigagen nas ruas de Nampula e do país?
Justificativa:
Não se pode ignorar que em Moçambique há uma elevada taxa de mendigagem nas ruas indepedentemente das taxas etárias. Este facto leva a comunidade a uma debastadora preocupação visto que essa comunidade necessitada é obrigada a encontrar diversos métodos bons e maus para encontrar uma forma de se alimentar e satisfazer suas necessidades.
Devido esta situação, nós decidimos pesquisar acerca de como acabar com o índice de mendigagem nas ruas da cidade de Nampula. Este tema não foi algo analisado somente pelo governo, mas também por nós e ele terá em enquadramento aos trabalhos da Cruz vermelha face a ajudar a população alvo.
Delimitação do tema:
O presente estudo vai se centrar na melhoria da vida dos mendigos nas ruas de cidade e de Moçambique. Escolhemos este tema de ajuda aos necessitados porque é uma questão preucupante na nacção inteira.
Âmbito disciplinar:
Este projecto enquadra-se-a na delegação da cruz vermelha.
Definição dos objectivos
Objectivos gerais:
Reduzir o índice de mendigagem pelas ruas da cidade, lutar contra o orfanatismo acolhendo as crianças orfãs, mostrar o afecto familiar para aqueles que não tiveram a oportunidade de ter, dar uma velhice enriquecida aos idosos, ajudar na educação das crianças e jovens entre outros aspectos espirituais.
Objectivos específicos:
Dar afecto no orfanato e no internato de idosos, dar amor, acolhimento, dar vestuário para todas ocasiões (casa, evetos, praia,..), dar alimentação, dar lazer levando-lhes pra viagens pelos distritos ao redor da cidade, ensinar formas de socialização, ensinar boas maneiras (como se comportar em diferentes lugares) entre outros aspéctos.
Hipóteses (Produtos e resultados esperados):
Se o projecto der certo (realizar-se), para além de ser um bem espiritual para todas nós, será também para os beneficiados: bebés, crianças, jovens e idosos; pois com ele esperamos melhorar o índice de aprendizagem na cidade, ajudar bo parte dos necessitados, ajudar na realização de seus sonhos, entre outros aspectos.
Esperamos receber ajuda do estado na Delegação da Cruz Vermelha visto que é um projecto de âmbito social.
Identidade promotora
Identificação
Edna Ricardo da Costa Naethe, Josefina José Caetano, Lequelda da Vilma Andrasse Gouveia, Muatalaca Tuair Alige e Naira Abençoada Maria dos Santos Almeida.
Dominação social: cruz vermelha
Morada: substação Distrito: Nampula Concelho: cruz vermelha
Telefone: 846579878 Fax:261230221
Pessoa colectiva do direito público: Cruz vermelha
Pessoa colectiva de direito privado: Cruz vermelha
Instituição particular de Solidariedade social: Orfanato Madre Andaluz
Outra pessoa colectiva de utilitidade pública: Imaculada Conceição
Outra instituição sem fins lucrativos: Orfanato Mather Day
Data da construção: 15.01.2017 Capital social: 50.000 Mtcs
Início da actividade:05.11.2018 NIB:
Entidade bancária: Banco de Moçambique
Actividade principal:
Prestação de serviços comunitários a comunidade orfã, idosa e necessitada.
Actividades secundárias:
Ensinar aos jovens e crianças a vida religiosa (distinguir o certo do errado, aprender a respeitar a si e a todos independentemente das idades, aprender a rezar ou orar, apender a ler livros sagrados, ensinar boas maneiras entre outros);
Ensinar aos jovens e crianças as actividades secundárias (bordar, tocar instrumentos musicais: piano, guitarra, bateria, trombeta, flauta entre outros, cuzinhar).
Responsáveis: Edna Ricardo, Josefinna Caetano José, Lequelda Gouveia, Naira Abençoada e Muatalaca Tuair
Morada: Nampula telefone:847412777, 826609888.
Caracterização e diagnóstico social da zona de emplementação do projecto
O presente projecto irá se realizar na cidade de Nampula, no bairro de muatala (substação). Para a sua construção, iremos precisar de 300.000Mtcs. para tal, antes da contrução vamos utilizar o local como um posto de estacionamento de automóveis para a arecadação de fundos cobrando 150 Mtcs por noite e 1500 Mtcs por mês. E faremos também doações ao projecto sendo que cada responsável doará 50 mil Mtcs, e ainda mandaremos cartas as grandes empresas mobiliárias para nos ajudadem a mobilar o orfanato visto que é um bem social humanitário, a Electricidade de Moçambique para ajudar na instalação, a FIPAG para nos ajudar com os tubos de água e outras empresas do estado. Faremos um empréstimo ao banco de Moçambique com o valor de 100.000 Mtcs pra ajudar na compra do material de construção (madira, areia, cimento, ferros, água, pedras, baldes, pás, andaimes, barrotes, chapas de rozalite entre outros). A sua construção terá início no dia 15 de janeiro de 2017 com a probabilidade de terminar no dia 22 de Outubro de 2018 previsto a inaugurar-se no dia 01 de Novembro de 2018, com início do funcionamento no dia 05 de Novembro do corrente ano. O nosso orfanato irá se chamar “Centro de caridade ALJEM’’ no qual terá duas salas, uma de estar e outra de jantar as duas com respectivamente 20m de largura e 50 de comprimento; duas casas de banho bem espaçosas, uma cozinha, cinco quartos sendo que 1 será apenas para idosos, 1 para os bebés e os restantes três para os adolescentes e jovens; uma biblioteca, um local para as plantas e um enorme paró para as actividades secundárias (brincar, apanhar um ar fresco). Ele, terá capacidade de acolher 30 pessoas dentre elas: bebés, adolescentes, jovens e idosos. Será de bom agrado realizarmos o projecto e poder ajudar as pessoas necessitadas na nossa província.
...