Promoção de Vendas e Merchandising
Por: Lara Noll • 4/5/2018 • Relatório de pesquisa • 909 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
Colcci
Ashton Kutcher & Alessandra Ambrósio.
Promoção de Vendas e Merchandising
Sobre o Plano de Marketing:
A necessidade veio do fato de que a Gisele Bundchen, após 6 anos de parceria, agora mãe e ligada á natureza já não representar mais a marca, perdendo assim o significado ligado a juventude, brilho, sexualidade, festa e glamour, exigidos pela marca. Vindo a tona a necessidade da renovação da representante.
Contando com a maior e mais bem paga modelo da atualidade, colocar outra qualquer no lugar poderia gerar uma crise, como um sentimento de perda e ou deterioração da marca, como se a marca quisesse fazer um corte de despesas. Então era necessário amenizar os efeitos da saída da Gisele e transformar o momento em uma oportunidade de ampliar a visibilidade da mesma.
Pesando nisso a Colcci resolveu aliar a saída da Gisele a outro problema que a marca enfrentava, que era a baixa nas vendas de artigos masculinos. Aliando assim o útil ao agradável, vamos então chamar um modelo masculino para assumir o cargo. Personificando a Colcci em um homem, além de apenas uma mulher como modelo, a transição de Gisele passava agora para uma “casal”, ninguém melhor para identificar o público da marca que Ashton Kutcher, e sua dupla também precisava conter esses traços de estilo, ousadia e sexualidade, foi escolhida então a modelo brasileira, Alessandra Ambrosio, que já vinha de renome internacional e carreira consolidada ela estava pronta para assumir o papel de Gisele, na colcci, assim como fez em outras marcas como Victoria Secret.
Para o anuncio das novas caras da Colcci, nada melhor para a marca brasileira que fazê-lo no maior evento de moda do Brasil : SPFW (São Paulo Fashion Week). Devido a consistência e proximidade com marca Gisele aceitou fazer seu ultimo desfile pela marca na passarela do SPFW, com a envolvimento de tantas estrelas, foi possível estabelecer um plano com diversos pontos de geração de visibilidade para a marca.
Com um desfile aberto pela top model Alessandra, que por sinal foi muito prestigiada pelo público do evento, seguida pela despedida de Gisele e logo após o momento mais esperado da noite, a personificação masculina, até então nunca vista antes pela marca, a entrada de Ashton.
O Público Alvo da Colcci
Antigamente a grife era especializada empeças baratas, feitas para adolescentes de no máximo16 anos de idade, e após estudos, a ideia era direcionar o produto para um público com mais atitude. Assim seu público alvo passa a ser jovens de 15 a 25 anos (recentemente ampliado para até 35 anos), das classes A e B, que vão à festas, curtem moda, saem à noite, frequentam lugares badalados, que têm um estilo despojado e que procuram sempre inovar, estando atentos ás tendências da moda. Obviamente que as lojas continuam atendendo as necessidades dos consumidores de várias idades, pois segundo os lojistas, é comum as mães irem acompanhar suas filhas as compras e acabarem comprando alguma coisinha, porém todo o marketing da marca é voltado ao público alvo.
A escolha dos meios
O meio de divulgação da nova campanha da marca foi realizado no maio evento de moda do pais, justamente por se tratar da indústria da moda.
Na minha opinião a campanha teve total sucesso não por apenas a transição de uma modelo para a outra, mas por pegar um ponto negativo que era a baixa venda de artigos masculinos, para assim com o auxilio de um modelo homem facilitar a transição de Gisele para Alessandra, sem fazer com que isso se torne apenas uma substituição mas deixe claro que é uma proposta diferente não gerando o sentimento de ter deixado a Gisele de lado, ou causar algum murmurinho de desestabilidade da empresa.
...