Resenha Milk
Por: Ana Carolina • 1/12/2016 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica- PUC Minas Poços de Caldas
Ana Carolina Batista Cunha
3º Período
Política e Mídia
Professora: Lívia Borges
Milk: A voz da Igualdade
O filme se passa nos anos 70 e gira em torno do político Harvey Milk. Ele foi o primeiro político assumidamente gay a ocupar um cargo público. Ele abandona seu emprego para começar o seu negócio em São Francisco acompanhado de Scott Smith. Era o lugar onde havia uma comunidade ativa de homossexuais e mesmo assim todos eram perseguidos pelos homofóbicos. Especialmente policiais. Por conta dessa perseguição, Milk começa sua atividade política. Ele unifica a comunidade gay para realizarem coisas para serem mais respeitados no bairro. E consegue. Ele só é eleito depois de três tentativas. A batalha de Milk é contra a discriminação dos homossexuais. E os adversários são muitos.
A partir das aulas de Política e Mídia percebe-se a importância de tratar assuntos mesmo que de esfera privada quanto de esfera pública, além de causas sociais.
A luta de Milk para com os movimentos homossexuais passa por vários estágios até que ele seja visto como uma causa social. As etapas são: problematização, comunhão, afirmação e, por último, a convocação.
A problematização é o momento que verifica a capacidade de coletivizar o problema. Visto que ela também não é apenas pela tomada de consciência, mas sim pela criação de um enunciado. Isto é, ele escolhe um público pra enunciar, que no filme são seus parceiros e possíveis eleitores. É nesse ponto que o problema deixa de ser algo particular e passar ser algo que também afeta outras pessoas.
É a partir da segunda etapa, comunhão, que é criada a identidade do grupo. Une enunciados individuais para a formulação de um enunciado público. Esse acontecimento pode ser encontrado no filme a partir do momento que os gays param de se importarem apenas consigo, ou seja, o problema de um gay é problema de todos os homossexuais. É a partir desse momento que eles começam a se organizar para lutar contra o preconceito.
A afirmação é o momento de explicar os propósitos e representar! No filme isso é visto quando Milk levanta uma bandeira representando o movimento, ou seja, a partir daí eles já possuem uma forma de identificação. Além da bandeira como símbolo, o próprio Milk também é visto como um, pois ele representa um vasto grupo de pessoas.
E por último, a convocação. Essa é a etapa de incorporar o problema a fim de muda-lo, é o momento da abertura do movimento a outras pessoas. No filme é visto quando Milk e seus aliados lutam para conseguir parceiros, a fim de convoca-los a partir de discursos.
...