Resenha sobre artigo de Marisa Vorraber Costa: Quem são? Que querem? Que fazer com eles? Eis que chegam as nossas escolas as criança e jovens do século XXI
Por: Tatitita • 23/11/2017 • Resenha • 444 Palavras (2 Páginas) • 734 Visualizações
Resenha sobre artigo de Marisa Vorraber Costa:
Quem são? Que querem? Que fazer com eles?
Eis que chegam as nossas escolas as criança e jovens do século XXI
Existe uma grande apreensão em relação às mudanças de comportamento dos jovens e crianças no século XXI. Marisa Vorraber Costa enfoca esta preocupação em seu artigo “Quem são? Que querem? Que fazer com eles? Eis que chegam as nossas escolas as criança e jovens do século XXI”. Ela fala sobre as grandes influências das mídias sócias, o que gera preocupação com a mudança de valores e de prioridades e um questionamento sobre como serão os adultos do futuro.
Cada vez mais nota-se um apelo das grandes marcas voltado ao publico infantil e adolescente. Esta faixa de consumidores tem se tornado um publico alvo, devido à convivência com os meios de comunicação. Faz-se um apelo a partir das figuras publicas, usando das imagens de personagem de filmes, desenhos, bandas. Assim, os produtos acabam sendo vendidos não por suas qualidades, beneficio a saúde no caso de alimentos, utilidades, e sim pelo que estampam em suas embalagens ou os brindes ofertados.
Nota-se também uma grande preocupação com a imagem que passam, com o fato de que se a criança não tem aquele brinquedo, ela n pode brincar com os que possuem. Se um aluno opta por uma fruta como lanche ele torna-se motivo de piada por não estar comendo um salgadinho e tomando um refrigerante.
Outra constatação é que os assuntos de interesse deste e as suas atitudes vem revelando a imitação do vestuário, do vocabulário e das ações de seus ídolos, que são propagadas pelos meios de comunicação. Cada vez mais cedo, eles tomam conhecimento de assuntos polemico e de grande importância, formam opiniões sobre acontecimentos e fatos. São cidadãos prodígios, que se tornam maduros e conscientes cada vez mais cedo.
Essa evolução rápida assusta quando diz respeito às ações que as crianças e jovens tem. Assim como podem se tornar adultos brilhantes e focados em suas profissões, em atividades sociais, eles podem voltar-se para um lado ruim. Muitas vezes pela forma que são criados, sem que sejam impostos limites, acabam tendo contato com violência, drogas cada vez mais cedo.
Deve-se tomar cuidado com o comportamento desta faixa etária, fazendo com que eles entendam os beneficio e os malefícios de suas escolhas. Mostrem como devem aproveitar suas liberdades e acesso a informação para o seu bem. Desde que os jovens estejam cientes das consequências de seus atos, e que tenham nas escolas e na família apoio e orientação vejo nesta nova formatação de vivencia uma oportunidade de crescimento e melhoramento da vida de todos, onde o conhecimento estará mais próximo de todos.
...