Resumo Os anos Jk
Por: Jéssica Costa • 23/5/2016 • Resenha • 423 Palavras (2 Páginas) • 5.409 Visualizações
Nome: Jéssica Costa Soares Ra:55023
Propaganda Política
Os Anos JK
O documentário, Os Anos JK mostra a trajetória do ex-presidente Juscelino Kubitschek na política brasileira, as crises que enfrentou. Juscelino foi médico, telegrafista auxiliar, prefeito, deputado, governador e presidente da república.
Após o suicídio de Getúlio Vargas, o vice-presidente Café Fillho assumiu seu lugar. Juscelino se tornou um candidato para concorrer a presidência porém as forças armadas tentaram eliminar ele da disputa, mas JK resistiu as ameaças. Juscelino fez uma aliança com o partido PSD com o PTB tornando João Goulart candidato à vice-presidente.
A proposta de Juscelino era uma evolução de 50 para 5 anos. Ele ganhou as eleições com 36% de votos porem JK foi deposto mas com o apoio de Lott, conseguiu a presidência.
Juscelino viajou para o exterior em busca de apoio internacional nos Estados Unidos, Alemanha e Vaticano. JK achava que o Brasil precisava de tecnologia e do capital estrangeiro, então ele investiu em automóveis. Com Juscelino a população deixou o litoral, rumo ao centro do país. JK fez a nova capital em Brasília.
Com apenas duas semanas após a sua posse, Juscelino enfrentou a sua primeira crise política militar. Uma de suas crises foi em 1957,quando a situação do nordeste se tornou algo alarmante, seca, fome e desemprego tomaram conta da região. Altos e baixos foi o mandato de JK.
No final de sua presidência Juscelino Kubitschek, inaugurou Brasilia em 1960 e aos poucos JK foi se despedindo do governo seguro que sempre deixou a nação julgá-lo.
Com 6 milhões de votos Jânio Quadros venceu a presidência, mas a sua atuação não foi tão boa, tudo que ele conseguiu se perdeu. Com menos de quatro anos de existência, Brasília era tomada de soldados.
Juscelino e Ademar foram caçados, acusados que eles eram corruptos. Diariamente Juscelino ia depor, mas ele não aguentou por muito tempo essa situação e se recusou a ir, JK pensava em suicídio. Companheiros de Juscelino, agiram para que outra tragédia não acontecesse se referiam ao provável suicídio. Então eles conseguiram fazer com que JK e sua esposa Sara fossem para Europa com segurança.
Longe a política Juscelino Kubitschek, se tornou um empresário e em 1976, JK faleceu em um acidente de carro. Uma jornada longa e de certa forma bonita.
...