A Autonomia Da Política
Trabalho Universitário: A Autonomia Da Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iasminsilva • 3/11/2013 • 305 Palavras (2 Páginas) • 2.537 Visualizações
Questões de 1 a 11
Referentes à unidade 5 – Filosofia política;
dsnjnfvcmmkmQuestão 18:
Os sofistas, mestre da retórica, ensinam a arte da persuasão. Quais são as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?
A retórica, a arte dos sofistas, era importante por desenvolver a competência da expressão e, portanto, da persuasão na assembleia democrática. Os riscos eram denunciados por Sócrates e Platão, que criticavam os sofistas por abusarem da retórica em detrimento da verdade.
Questão 19:
Interprete a alegoria da caverna do ponto de vista político.
A alegoria da caverna pode ser interpretada do ponto de vista político porque, depois de sair da caverna e contemplar a luz da verdade e do bem, o filósofo volta para ensinar os que continuam presos ao mundo sensível. Para Platão só o filósofo será capaz de bem governar.
Questão 20:
Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as diferenças e semelhanças entre as suas concepções de política.
Semelhança: a concepção normativa, que exalta as virtudes do governante justo e bom. Diferenças: Platão defende uma sofocracia (o poder dos mais sábios, dos filósofos); Aristóteles prefere a politeia, o governo constitucional da maioria dos cidadãos.
Questão 21:
Na Idade Média, o que muda e o que representa uma continuidade em relação à política grega?
O que permanece na política medieval: a política normativa, que exalta as virtudes do governante justo e bom. O que muda: por influencia da igreja católica, a política medieval encontrava-se atrelada à religião e ao poder do papa, daí a tensão entre o poder temporal e o poder espiritual.
Questão 22:
O que é o agostinismo político?
Essa teoria define o confronto entre o poder do Estado e o da igreja pela superioridade do poder espiritual sobre o temporal.
Questão 23:
“Foi na Grécia de Homero que surgiu uma maneira até então desconhecida de fazer política: o rei deixou de ser onipotente e seu poder
...