A DISCIPLINA EM SALA DE AULA
Ensaios: A DISCIPLINA EM SALA DE AULA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosbenites • 19/9/2013 • 360 Palavras (2 Páginas) • 1.890 Visualizações
A QUESTÃO DA DISCIPLINA EM SALA DE AULA
Atualmente, administrar a rotina da sala de aula exige mais do professor? A relação aluno-professor está mais delicada e pode ter reflexos no processo de ensino-aprendizagem? Sim, segundo a educadora Marlene Isepi, orientadora pedagógica da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (USP). Baseada em uma experiência de 25 anos junto a crianças e adolescentes, a professora constata que o relacionamento entre alunos e professores está cada vez mais conflituoso, independente da fase escolar ou faixa etária dos estudantes. Isso devido, principalmente, à indisciplina e à falta de respeito ao interesse coletivo, o que provoca atritos entre os alunos e também entre o grupo e os professores. (jornal fundação Cargill/ano v N° 17 abr.mai.jun.2009)
Fonte de pesquisa:
http://www.cargill.com.br/wcm/groups/public/@csf/@brazil/documents/document/brasil_jornal_fundacao_17.pdf
Disciplina em sala de aula segundo Celso Antunes
Em primeiro lugar transformando-se a disciplina em um “valor”. Isto é, fazendo com que seja a mesma vista como uma qualidade humana, imprescindível à convivência e fundamental para as boas relações interpessoais. A disciplina não pode, jamais, chegar ao aluno como uma ordem, um castigo, um imperativo que partindo do mais forte, dirige-se ao oprimido em nome de seu conforto pessoal, mas como “produto” de debate, reflexão, estudo de caso e análise onde se descobre a hierarquia de povos disciplinados sobre clãs sem mando ou sobre sociedades oprimidas. A Literatura, a História e a Geografia podem se transformar em espelhos que refletem que a disciplina que se busca não é apenas a que se vê na relação professor x aluno, mas toda aquela que leva um povo à vitória, um ideal à concretização. Depois de uma ampla sensibilização sobre a disciplina enquanto valor humano cabe uma franqueza cristalina na discussão de regras, princípios, normas e fundamentos que são essenciais a todos, ainda que funções diferentes impliquem em regras não necessariamente iguais. Qual a disciplina ideal na opinião dos alunos? Qual na opinião dos professores? Quais regras são boas para todos e quais sanções cabem a quem não as cumpre? Esse diálogo não deve valer somente para se sensibilizar a classe sobre o valor da disciplina, mas para formalizar verdadeiro “contrato” que unindo interesses, exigirá reciprocidade.
Fonte de pesquisa:
http://www.celsoantunes.com.br/pt/textos_exibir.php?tipo=TEXTOS&id=18
...