Disciplina na sala de aula e democratização do ensino
Artigo: Disciplina na sala de aula e democratização do ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edwiges • 22/10/2013 • Artigo • 662 Palavras (3 Páginas) • 688 Visualizações
Disciplina na sala de aula e democratização do ensino
É principalmente na escola que o aluno deve conquistar conhecimentos e habilidades para tornar-se um cidadão. Para isso, professor e escola devem participar juntos desse processo, garantindo ao educando a formação de sua personalidade e de seus valores políticos, éticos e morais.
Valorização da democratização do ensino
Comenius foi um educador que escreveu uma obra chamada Didacta Magna (1631), preocupando-se com a democratização do ensino e do conhecimento e formulando princípios e regras para que essa democracia realmente acontecesse. Assim, foi construída a teoria da didática, mostrando a relação ensino-aprendizagem que tanto interfere na formação do cidadão.
Jan Amos Komenský (em latim, Comenius; em português, Comênio) foi um professor, cientista e escritor checo, considerado o fundador da Didáctica Moderna.
Propôs um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber. O maior educador e pedagogo do século XVII produziu obra fecunda e sistemática, cujo principal livro é a DIDÁTICA MAGNA. São suas propostas:
• A educação realista e permanente;
• Método pedagógico rápido, económico e sem fadiga;
• Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
• Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes;
• ensino unificado.
Citaremos apenas duas tendências pedagógicas dentre as várias existentes
A tendência pedagógica tradicional, que faz do professor o centro de tudo, em cima de seu tablado, e os alunos apenas absorvem e decoram as informações impostas ainda é utilizada.Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno
Porém, a didática ativa (escola nova) objetiva construir a democratização na sala de aula, onde existe interação professor-aluno e aluno-aluno, sem que com isso ocorra a indisciplina; muito pelo contrário: alunos enquadrados num processo democrático provavelmente tendem a comportamentos mais disciplinados. O aluno se torna ativo, participativo, questionador e, assim, aprende mais, pois o professor está sempre atento aos seus aspectos comportamentais.
Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito
11 ATITUDES QUE FAVORECEM A RELAÇÃO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS
1. Planificar e programar bem as aulas. Não confiar na improvisação;
2. Manter sempre os alunos ocupados porque nada favorece tanto a indisciplina como não ter nada que fazer;
3. Evitar centrar-se num aluno, pois os outros ficarão entregues a si mesmos;
4. Evitar os privilégios na aula. A escola deve ser um lugar de combate aos privilégios;
5. Não falar de assuntos estranhos à aula;
6. Estar a par dos problemas particulares dos alunos para poder ajudá-los quando necessário;
...