A Educação
Artigo: A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogugomes • 21/3/2015 • 266 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
A importância da Educação Formal e Informal
Na educação formal logo pensamos: nascemos, crescemos e logo freqüentamos uma escola, isto já é lógico nas nossas vidas, um processo conhecido pela maioria das pessoas como uma receita para uma vida de sucesso. Na escola é aonde se encontra um apoio para as primeiras relações interpessoais de um indivíduo, da sua formação científica e da preparação para o mercado de trabalho. Na escola que aprendemos o conhecimento na área teórica, inicia o processo de estruturação da cidadania, temos suporte para desenvolver aptidões e escolher uma profissão. Educar-se não está restrito ao campo científico, ainda engloba o campo socioeconômico. A escola atua diretamente em todas as decisões e todos os atos de uma sociedade. Ajudando a formar, não só bons profissionais quanto bons cidadãos, as bases para uma sociedade se desenvolver e crescer.
Na educação informal resulta, por exemplo, da iniciativa de grupos que se empenham na alfabetização de adultos, de empresas que oferecem cursos de aperfeiçoamento de habilidades para seus empregados, de igrejas, que reúne fieis para ensino religioso, de comunidades que preparam jovens para o exercício da cidadania. A Educação transmitida pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas etc. são considerados como temas da educação informal. A educação não-formal existe intencionalidade de dados sujeitos, em criar ou buscar determinadas qualidades e/ou objetivos. Usualmente se define a educação não-formal por uma ausência, em comparação ao que há na escola (algo que seria não-intencional, não planejado, não estruturado), tomando como único paradigma a educação formal. Tem como importância a formação do caráter humano.
...