A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE "ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO"
Casos: A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE "ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinersantos • 24/10/2013 • 334 Palavras (2 Páginas) • 1.830 Visualizações
Para falar-se de ética, faz-se necessário de abordarmos o termo moral, que se refere aos bons costumes, que acreditamos possuir. É a distinção do certo e errado, do que a sociedade define como certo.
Em uma sociedade moderna, industrializada, fala-se pouco da conduta ética perante a construção da sociedade. Mas afinal, até que ponto a ética é importante para o desenvolvimento da sociedade?
Se partíssemos do princípio que cada cidadão tivesse uma conduta ética, viveriamos em uma socidade mais justa, igualitária e equilibrada. Mas como vemos não é assim que a socidade vive, fazendo com isso o distanciamento de uma sociedade perfeita.
Passamos por cima de valores éticos e morais buscando o benefício individual, a cima de todas as coisas e valores.
Hitler com base nos princípios do nazismo - pureza - tendo como objetivo embelezar o mundo e livrar-se da suposta ameaça iminente da decadência, construindo assim uma Alemanha forte e bela, passou por cima de todos os princípios da ética e da moral para alcançar seus objetivos.
Os nazistas faziam uma inter-relação entre a estética (beleza), a saúde e a ideologia. Construindo um embasamento estético, com vinculo ideológico explícito, que implicou em consequências sociais, políticas e éticas.
Diz George Steiner, americano especialista em questões éticas: "A singularidade do extermínio dos judeus da Europa pelos nazistas não está tanto em seu alcance – o stalinismo sacrificou um número de vidas ainda maior –, mas em sua motivação. Toda uma categoria de seres humanos, desde a infância, foi proclamada culpada de ser. Seu crime foi a existência, o simples direito à vida". O medo do próprio passado faz com que os alemães sejam hoje um povo mais empenhado em agir de acordo com princípios politicamente corretos. "Os alemães aprenderam com o nazismo a valorizar a sociedade liberal e tolerante", disse a VEJA Ian Kershaw, historiador especialista em nazismo da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. "O horror do nazismo os ajudou a consolidar valores que fazem da atual sociedade alemã uma das mais tolerantes do planeta."
...