A IMPORTÂNCIA DE ESTUDO DA FILOSOFIA
Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DE ESTUDO DA FILOSOFIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gilnanda • 6/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
ULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
CONCLUSÃO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Lajedo - PE
2014
FERNANDA SOARES DE MÉLO TORRES
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA FILOSOFIA
NAS SERIES INICIAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Psicologia do curso de Pedagogia da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE)
Professor (a) Karla Denize
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos apresentar a importância da Filosofia na vida acadêmica dos docentes, no que ela pode contribuir e melhorar no desenvolvimento mental e intelectual do ser humano.
Destacaremos as formas em que ela atua em nossa vida, e nos torna cidadãos mais conscientes e atuantes, pois nos é dado a oportunidade de apurarmos o nosso raciocínio, ao mesmo tempo que ela nos projeta a pensar e aprender com nossos próprias experiências.
A Filosofia nos é apresentada de uma forma mais simples, e nos ajuda a perceber a importância da sua inclusão na grade curricular das escolas. Pois dessa forma além de estarmos preparando as crianças para as provas futuras, estamos também contribuindo para o desenvolvimento de pessoas mais preparadas, não aprendendo só o que se é dado mais questionando e procurando novas formas e maneiras de se colocar diante do mundo e dos obstáculos por ele apresentado diante de nos a cada dia.
2 DESENVOLVIMENTO
A Filosofia nasceu na Grécia antiga no final do século VII a. C. como uma nova forma de pensar e realidade e o ser humano teve uma nova visão sobre si e o mundo. Filosofar é o caminho para se chegar à verdade através da razão, e pensar e refletir sobre o que já foi pensado.
A Filosofia tem um método diferente, o da justificação logica, racional, das coisas que estuda, para adquirir uma postura diante da sociedade. E dessa forma a Filosofia se perpetua ao longo dos séculos, lançando um imprescindível e inexorável que o ser humano tem de se conhecer a si e ao mundo.
A educação não pode ser mecânica, mais atenta aos princípios éticos e morais e, sobre tudo contextualizada a fim de tornar o ser critico. KANT (1999) diz que a educação é a base para que a criança cresça e se aperfeiçoe como ser humano e encontre a finalidade de sua existência. Educar, porém e o problema maior que pode ser proposto ao homem. De essa forma educar é uma arte 0que tem o papel de levar o individuo a conseguir seu próprio destino. “Entretanto, não é suficiente treinar as crianças; urge que aprendam a pensar.” (KANT, 1999, P.451).
O objetivo da Filosofia nas series iniciais e dar-lhe liberdade e inicia-la para uma vida autônoma e participante como cidadãos capazes de contribuir na sociedade, como ser pensante, reflexivo sobre as questões da vida diária.
A Filosofia começa cedo para-nos, ao contrario do que se pensa, ela não é apenas para iniciados. Filosofamos quando pensamos e começamos a investigar as coisas, os valores, o mundo. A criança e investigativa por natureza, ela quer saber tudo sobre tudo, ela busca significados para a sua existência e do mundo que a cerca.
A criança a se socializar aprende a ouvir as ideias dos outros, e cria suas próprias ideias, através do dialogo ela poderá expor seu pensamento, começa a construir sua autonomia moral e intelectual. Enquanto alunos de escolas tradicionais são impelidos a resolverem problemas, questões e provas. A Filosofia ao contrario volta sua atenção às questionamentos.
Não podemos, porém desprezar a foça de nossa tradição educacional, em que o professor ensina e o aluno aprende, contudo a Filosofia na escola vem inaugurar uma nova postura, onde o professor não mais responde e sim auxilia o aluno abrindo caminhos para que ele investigue e busque suas próprias respostas, o educador será o mediador.
...