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A Importância de Ludwig Wittgenstein para a filosofia do século XX

Por:   •  25/6/2017  •  Artigo  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

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A importância de Ludwig Wittgenstein para a filosofia do século XX

Vida e Obra        

Ludwig Josef Johann Wittgenstein nasceu em Viena, a 26 de abril de 1889. Sua família havia emigrado de Saxônia para a Áustriam e sua ascendência judaica cesou com o avô paterno, que se convertera ao protestanismo. Seu pai era diretor de uma grande siderúrgica e organizou o primeiro cartel do aço na indústria austríaca. Sua mãe, filha de um banqueiro vienensem, era extremamente devotada à música. A educação de Wittgenstein, até os catorze anos, processou-se totalmente em casa; era um estudante indiferente, mas demonstrava grande interesse por engenhos mecânicos, a ponto de construir uma máquina de costura, que provocou grande admiração. Seus pais resolveram então enviá-lo a uma escola em Linz, na região montanhosa de Áustria, onde a ênfase era colocada no estudo da matemática e da física, dando-se pouca atenção à educação clássica. Após três anos em Linz Wittgenstein ingressou na Escola Técnica Superior em Charlottenburg, Berlim. Na primaveira de 1908, deixou essa escola, onde estudava engenharia mecânica, e mudou-se para a Inglaterra, registrando-se como estudante de engenharia na Universidade de Manchester.  Nessa época Wittgenstein encontrou por acaso os Princípios de Matemática, de Bertrand Russel, que lhe despertou grande entusiasmo. Como resultado, decidiu abandonar a engenharia em 1912, ingressou no Trinity College, a fim de estudar com Russel. Sob sua orientação dedicou-se a lógica, realizando pregessos surpreendentes.

Além do Tractatus Logico-Philosophicus e das Investigações Lógicas, Wittgenstein deixou outras obras, das quais as mais representativas são as Observações Filosóficas, os Cadernos Azul e Marrom, redigitos entre 1933 e 1935, e Conferências e Discussões sobre Estética, Psicologia e Crença religiosa, livro constituído por uma série de notas reunidas por alguns de seus amigos, a partir de conversas ocasionais e apontamentos de aulas.

Resumo

Uma boa parte da filosofia do século XX esteve preocupada com o problema da linguagem, pois a mesma dominou boa parte das reflexões filosóficas. E Wittgenstein teve papel essencial nesse processo. Devido às mudanças de pensamento ao longo da vida, Wittgenstein é visto como mais de um filósofo; Um segundo que ao longo do meio para o fim da vida escreveu coisas opostas ao primeiro. Ainda sim os dois desenvolveram matrizes de reflexão sobre a linguagem que influenciaram escolas filosóficas completamente diferentes.

Palavras chave: Filosofia, Século XX, Wittgenstein, Mudanças, Linguagem, Escolas.

Abstract

A good part of the philosophy of the twentieth century was concerned with the problem of language, since it dominated much of the philosophical reflections. And Wittgenstein played an essential role in this process. Due to the changes of thought throughout the life, Wittgenstein is seen like a multiple philosopher, a second that throughout the middle to the end of the life wrote opposite things to the first one. Yet the two have developed matrices of reflection on language that have influenced completely different philosophical schools.

Key words: Philosophy, Twentieth Century, Wittgenstein, Changes, Languagem, Schools.

Introdução

Para entender o que a línguagem significa para Wittgenstein é preciso questionar como “os dois Wittgenstein” entendiam a línguagem. Pois as concepções de “ambos” são bem diferentes. A pergunta básica é bem simples: “o que dá vida aos sons?”, pois isso é o que chamamos de sentido. O problema é que as respostas que o mesmo apresentou na primeira fase de sua filosofia é totalmente diferente das respostas da segunda fase. Basicamente, na primeira fase Wittgenstein vai dizer que esse sentido é uma espécie de figura, e na segunda fase dirá que esse sentido é dado pelas regras que nós associamos ao uso desses sons.

Tractatus Logico-Philosophicus

Durante a Primeira Guerra Mundial, começou a escrever as notas para o Tractatus Logico-Philosophicus, e o completou quando estava como prisioneiro de guerra em Como(Na Itália, localiza-se ao norte da região da Lombardia perto da fronteira da Suíça) e depois Cassino(também na Itália, na região do Lácio, província de Frosinone) em agosto de 1918. Públicado como um número especial para uma revista alemã, e ao longo da década de 20 recebeu uma tradução inglesa, ganhando assim uma grande notoriedade. O Tractatus foi influente, principalmente entre os positivistas lógicos do Círculo de Viena, tais como Rudolf Carnap e Friedrich Waismann.

Primeiro Wittgenstein – A linguagem e o Sentido

No primeiro momento Wittgenstein formula uma doutrina, que ficou conhecido como atomismo lógico(um termo tomado de Russel e aplicado a Wittgenstein na medida em que a filosofia de Wittgenstein pode ser considerada uma espécie que radicalização desse modelo de análise aprensentada), no final das contas ele aprensenta a linguagem como articulada a partir de proposições constituídas únicas e exclusivamente de nomes que se relacionam a objetos da realidade, além disso, nome que tem as possibilidades sintáticas, que espelham as possibilidades de combinação desses objetos na realidade.

Transição do “Primeiro Wittgenstein” para o “Segundo Wittgenstein”

A descrição desse processo é bastante técnica, pois ela envolve a análise que ele havia apresentado no Tractatus pros números, ex: há 4 pessoas numa sala, eu posso ter ideia do que significa a palavra “pessoa”, eu posso ter uma ideia do significa a palavra “sala”, mas a palavra “4” parece apresentar um problema especialmente complicado. A análise que Wittgenstein havia anunciado no Tractatus(feito de maneira incompleta) indicava que não na estrutura superficial da linguagem, mas numa estrutura profunda, quando essa linguagem fosse investigada até seus níveis mais profundos indicava que esses números iriam desaparecer, e nessa volta filosófica, Wittgenstein percebe que o Tractatus estava errado, que aquilo era insustentável e essa é a questão que marca a passagem.

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