A Importância Da Reflexão Filosófica
Seminário: A Importância Da Reflexão Filosófica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TatiGuiMalu • 1/10/2014 • Seminário • 447 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Somos de várias maneiras educados a nos colocarmos questionamentos morais, como quando nossos pais nos orientam sobre como agir em casa e na escola, e também quando outros adultos, especialmente nas escolas, nos ensinam o que se deve fazer. Mas também nos encontramos em situações que nos desafiam diretamente a formar um posicionamento moral, mesmo sendo ainda imaturos em muitos sentidos.
Há situações de deliberação que nos envolvem de um modo especial, pois dizem respeito ao nosso modo de ser e aos nossos comportamentos como seres sociais, e isso é algo que torna especial certas dúvidas práticas, que dizem respeito a aprovar ou condenar ações mais íntimas de nós mesmos e de nossos semelhantes. Os vários ensinamentos de nossos pais e outros adultos podem ser em geral resumidos em normas de ação, porém, não podemos esquecer que o sentido da vida humana é elaborado, não está dado naturalmente, mas sim construído pelo próprio homem. Ao mesmo tempo em que o homem é, desde antes do momento de seu nascimento, um ser condicionado pelo meio em que vive, ele também é um membro de uma coletividade que se autocria.
Hoje em dia, somos treinados para concentrarmos nossos esforços e atenção naquilo que possa nos fornecer satisfação imediata, prazer individual e menos riscos. Por isso, todos nós, sejamos professores ou estudantes, pais ou filhos, colegas ou amigos, temos que saber que a escola é um lugar onde a Educação é exercida, mas que a escola só tem sentido enquanto ela se refere também à vida. Em outras palavras, a escola deve educar para a vida.
Educação é prática cotidiana da qual estudantes, pais e professores, bem como as instituições são igualmente responsáveis. Assim, ela se reinventa por meio de nossos gestos diários. A partir desses gestos que, teoricamente são mínimos em relação a tudo que se possa fazer, é que a vida se constrói.
Ao assumir compromissos profissionais, não apenas nos comprometemos com nossos alunos, temos a partir de então um compromisso muito maior com cada um de nós mesmos. Nossos nomes passam a ser avaliados e percebidos no âmbito profissional e também pessoal a partir das ações que realizamos, da conduta que temos, dos relacionamentos que promovemos, dos resultados que somos capazes de obter.
Se não formos capazes de compreender isto, certamente muito mais do que aparentes prejuízos para as escolas e alunos, causaremos danos irreversíveis para nossas próprias imagens.
No caso dos educadores, há certamente, como nas demais áreas de atuação profissional, direitos e deveres como parte do caminho que devemos trilhar. É justo e necessário que conheçamos e possamos utilizar de nossos direitos quando assim for necessário, nunca em demasia, jamais ultrapassando os limites éticos que sabemos presentes em nossa profissão.
...