TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iniciação Filosofica

Por:   •  24/11/2020  •  Abstract  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Bloco A

1) “É, pois esta a miserável condição em que o homem realmente se encontra, por obra da simples natureza”. (HOBBES, Leviatã)

A partir da leitura do trecho acima, do restante da obra e das discussões em sala de aula, redija um texto explicando o que é o estado de natureza, suas causas e suas características.

Homem para Hobbes são todos iguais por natureza, todos tem corpo, espírito, com essa idéia trazemos o conceito que de igualdade, que não existe um ser superior entre os homens, mas não é assim que o homem vê a sociedade que vive, sempre querem ser melhor que os outros, na visão de se próprio e superior, faz as tarefas de maneiras melhores, se supervalorizando, ao olhar para outro homem, observa apenas as diferenças colocando defeitos, assim mostra um competitividade natural existente nele próprio.

Nesta natureza o homem sempre esta em conflito, sempre esta em guerra querendo ser melhor que o outro, seja querendo ter um território, seja defendendo a sua família, com ele busca o reconhecimento de todos como sendo o melhor.

Nessa idéia de conflitos, de ego, de querer levar vantagem das situações, o homem não pode fugir esta da natureza, essa natureza de liberdade, essa liberdade de querer buscar apenas o que deseja, sem amarras, mas nessa busca constante interminável na verdade ele quer e a paz, essa paz interior ficar bem, com ele mesmo.

Bloco B

1 Grotius e outros encontram na guerra outra origem do pretenso direito de escravidão. Tendo o vencedor, segundo eles, o direito de matar o vencido, este pode resgatar sua vida a expensas de sua liberdade, convenção tanto mais legítima quanto proveitosa a ambas as partes”. (ROUSSEAU, O Contrato Social)

A partir da leitura do trecho acima, do restante da obra e das discussões em sala de aula, redija um texto explicando argumentos utilizados por Rousseau para responder à hipótese de que a escravidão seria justificável em um contexto de guerra.

Segundo Rousseau a questão referente à escravidão, em um conceito de guerra, diz respeito que quando se encontra em guerra temos o direito de matar, acabar com nosso adversário, assim partindo deste direito o ganhador da guerra tem o direito de fazer o que bem entender com o perdedor, entrando em um acordo, se assim o perdedor quiser e o vencedor achar justo em poupar a vida do perdedor, pode se entrar em um acordo de que o perdedor se tornar escravo do vencedor, que na visão de Rousseau seria uma morte, por causa da restrição da liberdade, assim perdendo o direito de fazer o que bem entende.

Mas na minha visão esta é uma questão de covardia do por parte do perdedor, pois o mesmo estando em guerra buscava a vitoria por um objetivo, e quando se perder aceita a escravidão para poupar sua vida, vejo que a guerra foi em vão, pois muitos morreram pela ideologia que buscavam a escravidão e uma mancha um falta de caráter, uma situação vexatória aceitar esta imposição e preferível morrer por sua ideologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com