A SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Por: Gabriel Araujo • 8/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.667 Palavras (7 Páginas) • 105 Visualizações
SANTA MISSA
XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Paróquia São Gabriel e São Sebastião, Ivailândia/PR.
Quarta-feira, 29 de setembro de 2021
- RITOS INICIAIS
Comentarista: Irmãos e irmãs em Cristo, celebramos hoje quarta-feira da 26ª Semana do Tempo Comum, Festa dos Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael, bem como o Sacramento da Crisma, através da qual nossos catequizandos se tornarão responsáveis por si mesmos nos caminhos da vida e da fé, e cumprirão seu compromisso de cristãos batizados na comunidade, na construção do Reino de Deus.
Nosso Bispo Dom Bruno Eliseu Versari, transmitirá aos crismandos o Espírito Santo com a imposição das mãos e a unção com óleo da crisma. Convido a todos a ficar de pé, para iniciar a celebração cantando.
Diante do altar, antes de subir para o presbitério, o bispo DEPÕE A MITRA E O BÁCULO.
- Acolhida
- Ato Penitencial
- Glória
- Oração da Coleta
Quando iniciar o refrão orante, o bispo senta e RECEBE A MITRA.
- RITO DA PALAVRA
- Primeira Leitura: Amós 7,12-15
- Salmo: 84 (85), 9ab-10.11-12.13-14 (R. 8) (cantado)
- Segunda Leitura: Efésios 1,3-14
O bispo DEPÕE A MITRA E RECEBE O BÁCULO.
- Aclamação do Evangelho: Marcos 6,7-13) canto
Após a proclamação, DEPÕE O BÁCULO.
- RITO DA CRISMA
Após a proclamação do Evangelho, estando todos sentados (O BISPO DE MITRA E BÁCULO), o pároco faz a apresentação dos crismandos, (cf. Pontifical Romano, n˚ 21) convidando-os a ficarem em pé. Em seguida diz:
Pároco: Convido os Crismandos para se colocarem em pé.
O bispo, em pé, faz a acolhida aos crismandos:
BISPO: Muito me alegro e agradeço a Deus. De agora em diante, como cristãos adultos, como apóstolos, precisarão muito do vosso apoio. Acolhei-os mais profundamente em vossa comunidade de cristãos.
O bispo faz a acolhida aos pais:
BISPO: Queiram levantar-se os pais.
Caríssimos pais, certamente fizestes o melhor em vossas vidas para educar devidamente vossos filhos, formando-os na fé e no amor cristão. Hoje os apresentam a Deus com alegria para receberem o Sacramento da Crisma.
Lembrai-vos de que, por este sacramento, vossos filhos irão receber o Espírito Santo com seus dons. Por meio dele, serão transformados em discípulos missionários de Cristo e da Igreja, assumindo com maturidade a vida de fé. Deste modo, caríssimos pais, vós tendes o compromisso de colaborar de modo especial na missão apostólica da Igreja.
O bispo faz a acolhida aos padrinhos:
BISPO: Queiram levantar-se os padrinhos.
Caros padrinhos, recebendo esses crismados como “afilhados”, deveis ajudá-los para que assumam as responsabilidades de cristãos adultos na fé. Deste modo, sereis colaboradores desses novos discípulos missionários.
- HOMILIA
O bispo recebe a MITRA E O BÁCULO.
- RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO
O bispo recebe a MITRA E O BÁCULO.
Terminada a homilia, segue o comentário:
Comentarista: O Sacramento da Crisma brilha à luz do batismo e se faz pleno na Eucaristia. Neste momento o bispo convida os crismandos a renovarem as promessas do batismo um dia feita pelos seus pais e padrinhos, agora são eles mesmos a professar a fé da Igreja, prontos a responder “creio” às perguntas que o Bispo lhes dirige e a crer no Espírito Santo, que é Senhor e dá a vida, e que, por meio do Sacramento da Crisma, lhes é concedido de forma particular.
Por tradição confirmada pelos Apóstolos, o Espírito que completa a graça do Batismo é transmitido por meio da imposição de mãos. A este gesto bíblico, para expressar melhor a efusão do Espírito que impregna todos que o recebem, depois se acrescenta a unção do óleo perfumado, chamado Crisma, que permanece em uso até hoje, tanto no Oriente como no Ocidente. Ao receber na fronte o sinal da cruz com o óleo perfumado, o crismando então recebe a marca espiritual indelével, o “caráter”, que o configura mais perfeitamente a Cristo e lhe dá a graça de aspergir entre os homens o bom perfume de Cristo. Acompanhemos:
O bispo de MITRA E BÁCULO, sentado, à frente do altar ou da própria sede, interroga os crismandos:
BISPO: Queridos crismandos, no dia do batismo foram os pais e os padrinhos de vocês que, em seu lugar, prometeram renunciar a tudo aquilo que impede o seguimento de Cristo. Hoje, são vocês mesmos que prometem romper com a maldade e seguir a Cristo no caminho do bem. Deste modo, vocês se declaram maduros e adultos na fé.
Para viver na liberdade de filhos de Deus, renunciais ao pecado?
Os confirmandos: Renuncio.
BISPO: Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?
Os confirmandos: Renuncio.
BISPO: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
Os confirmandos: Renuncio.
BISPO: Credes em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Os confirmandos: Creio.
BISPO: Credes em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Os confirmandos: Creio.
BISPO: Credes no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que hoje, pelo sacramento da Confirmação, vos é dado de modo especial, como aos apóstolos no dia de Pentecostes?
Os confirmandos: Creio.
BISPO: Credes na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Os confirmandos: Creio.
O bispo confirma a profissão, proclamando a fé da Igreja:
BISPO: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo nosso Senhor.
...