A Vida Politica
Artigos Científicos: A Vida Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nine1232 • 26/9/2014 • 387 Palavras (2 Páginas) • 921 Visualizações
1ª APS de Ciência Política
Orientações: I) preencher o cabeçalho completo; II) leia o texto da apostila (capítulo A vida política) e responder as questões de maneira satisfatória utilizando entre 3 a 5 linhas de word; III) a data final de entrega do trabalho será no dia 18/03/2013 às 10:00.
1. O que é etnocentrismo?
2. Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política?
3. Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?
4. Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?
5. Do ponto de vista da política, que contradições havia na sociedade greco-romana?
6. Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventar o poder político.
7. Cite outros sentidos que comumente atribuímos à palavra política e explique-os. (2 exemplos)
8. Em sua opinião, que fatos contribuem para que, em geral, se tenha uma visão negativa da política?coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.
2O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
3Apolítica parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.
4O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e freqüentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.
5Políticos corruptos, eleitores corruptos, eleitores "esquecidos", eleitores ignorantes, governantes gananciosos, falta de investimento no tripé social (saúde, educação e segurança), apoio a classe dominante, entre outros aspectos .
6Superação entre o público e o privado, superação de autoridade militar da civil, prática da lei como expressão da vontade popular e coletiva, criação do espaço público.
7E com esse espaço a sociedade tem como ter participação nas instituições. Podendo surgir novos acontecimentos ai varias soluções será tomadas para mediar conflitos entre a sociedade.
...