A Violência Doméstica
Por: sabynna • 10/10/2019 • Dissertação • 380 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Faculdade Multivix
Sabrina Jesus de Oliveira
TÍTULO: Sociologia e Relações Étnicos-Raciais e Direitos Humanos
SÃO MATEUS- ES
22 de setembro de 2019
Faculdade Multivix
Sabrina Jesus de Oliveira
TÍTULO: O histórico dos Direitos Humanos
Trabalho apresentado a faculdade Multivix, na disciplina de Sociologia e Relações Étnicos-Raciais e Direitos Humanos e, orientado pela professora Geruza Alvarenga, com o objetivo do 4º semestre de Administração
SÃO MATEUS- ES
22 de setembro de 2019
Trabalho Infantil: um crime ou um direito?
O índice de desigualdade no Brasil ficou estagnado em 2017, é a primeira vez que isso acontece em 15 anos segundo a Organização Não Governamental Oxfan Brasil, divulgado em 2018. De acordo com Jessé de Souza (2004), a naturalização das desigualdades sociais e a produção de “subcidadãos”.
Em países subdesenvolvidos como o Brasil é comum que famílias inteiras estejam em estado de vulnerabilidade e isso logicamente atinge crianças, que precisam trabalhar para contribuir com a renda familiar.
Estar exercendo uma função sem ter capacidade ou idade para tal, não só rouba a infância de uma criança como viola todos os direitos estabelecidos e constituídos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) direito de ter escola e educação, saúde, prevenção, dignidade, esporte e lazer. Uma criança que divide seu tempo ou não tem tempo para a escola é um individuo a margem da desigualdade no futuro também. Já que as oportunidades não estão sendo oferecidas no tempo necessário.
A herança da desigualdade é tão presente na nossa sociedade que é comum pessoas apoiarem o trabalho infantil em detrimento de crianças cometendo atos ilícitos, sem se darem conta que a função do Estado e da sociedade e protege-las para que ambas situações não aconteçam. E a criança fique livre para usufruir o que é de direito.
As politicas públicas mais assertivas seriam maior investimento em educação para resolver o problema a médio e longo prazo e sair do ciclo de pobreza. A curto prazo, proporcionar emprego para os pais dessas famílias em vulnerabilidade. Além de investir em cursos de aperfeiçoamento focados no mercado de trabalho, começar a tratar o planejamento familiar como saúde pública. E assim através de um politica bem pensada para esses grupos, certamente teríamos uma sociedade com mais equidade entre as classes.
Bibliografia
https://economia.ig.com.br/2018-11-26/desigualdade-social-no-brasil.html
file:///C:/Users/Danie/Downloads/Documents/04_sociologia-rel-etnico-raciais.pdf
...