A filosofia se ocupa de Deus mas com perspectivas diversas
Por: hinnn • 9/4/2016 • Resenha • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 385 Visualizações
A filosofia se ocupa de Deus mas com perspectivas diversas
Filosofia - Conta apenas com a razão, as premissas devem ser evidentes, parte dos dados de fato, exercita uma visão teórica e destacada das coisas. Não pode atingir a verdade que a fé alcança
Estas observações se devem ao fato de que o teologo se serve da razão superior, que alcança as causas eternas e a do filosofo se mantém ao contrário nas coisas. A primeira da qual agostinho é mestre leva a sabedoria, a segunda da qual aristóteles é interprete máximo leva a ciência
1 - O programa de pesquisa de Alberto Magno
Foi chamado Magno porque seu pensamento científico e filosófico-teológico gozou de grande autoridade equanto ainda vivia
Um de seus méritos mais significativos foi o de ter inserido o aristotelismo no pensamento cristão, orientando asim a atenção especulativa de seu ilustre discípulo Tomás de Aquino
Defendeu aristóteles não como autor a ser combatido, mas assimilado
Tem como principais mestres Aristóteles e Agostinho, com os quais traça a distinção entre filosofia e teologia como duas ciências específicas, distintas pelos princípios de conhecimetno, pelo sujeito e o objeto de que tratam e o fim que perseguem. Ambos tratam da existência de Deus, mas com perspectivas, resultados, finalidades completamente diferentes.
2 - A distinção entre filosofia e teologia
Pelos menos cinco diferenças entre o conhecimento filosófico de Deus e o seu conhecimento teológico
1 - no filosófico, utiliza-se somente a razão, ao passo que, ocm a fé, se vai além da razão;
2 - Parte de premissas que devem ser conhecidas por si mesmas, ao contrarioo da fé que exige uma iluminação divina
3 - A filosofia parte da experiência das coisas criadas, enquanto a fé parte do Deus relevante
4 - a razão não nos diz o que é Deus, mas a fé o diz, dentro de certos limites
5 - a filosofia é procedimento puramente teorético, ao passo que a fé comporta processo intelectivo-afetivo, porque envolve a existência do homem no amor de Deus
Alberto - Não se pode ter qualquer conhecimetno da trindade, da encarnação e da ressureição a aprtir de uma perspectiva puramente natural.
""Alberto parte da distinção entre filosofia e teologia demonstrando claramente que as duas não se misturam, são ciencias diferentes com ferramentas diferentes para o mesmo objeto, logo é natural que elas se contradigam, que não se apoiem"
3 - Filósofos gregs e teólogos cristãos
apresentação de princípios para avaliação por Alberto
Os gregos - Analise sútis sobre a alam humana. tematizaram os objetos que especificam as potências espirituais e sensíveis de um modo geral, estabelecendo as modalidades e perspectivas de caráter universal e explorando apenas determiandos hábitos e poderes cognoscitivos da psique humana. Não sendo possivel ir além partindo dos princípios racionais
Os teólogos - ratio superior
Alberto endereçou a censura de que só levavam em contra a ratio superior deixando a ratio inferior de lado, evidenciando o dupllo aspecto da realidade e o duplo plano da razão, mostrando a oportunidad ed edesenvolver tanto uma quanto a outra, se empenhando a fundo para tornar conhecida dos latinos a obra de Aristóteles
Texto de Alberto magno - A natureza do bem
1 - proêmia
Deve-se entender bom em dois significados - o que é bom em si e substancialmente e é lee próprio sua bondade, e em outro significado se diz que é bom aquilo que não é sua bondade.
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