A probidade administrativa sobre uma análise da ética utilitarista e finalista
Artigo: A probidade administrativa sobre uma análise da ética utilitarista e finalista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geoflla • 15/6/2014 • Artigo • 590 Palavras (3 Páginas) • 801 Visualizações
A PROBIDADE ADMINISTRATIVA SOBRE UMA ANÁLISE DA ÉTICA UTILITARISTA E FINALISTA
TEORIA UTILITARISTA
Segundo a teoria utilitarista, para saber se uma conduta é boa ou não se tem que analisar as consequências. Uma consequência boa quer dizer que aquela também foi uma conduta boa, ex: deve-se agir sempre de maneira a provocar menor sofrimento a vítima, por isso não se diz que “amar”, “roubar” ou “matar” são sempre atitudes boas ou ruins, tendem a ter essa definição assim que os resultados forem alcançados e avaliados.
A teoria utilitarista foi criada pelo filosofo e jurista inglês Jeremy Bentham no ano da revolução Francesa. O utilitarismo influenciou muito na política e principalmente a economia, dando início ao utilitarismo econômico.
A ética utilitarista também passou a ser chamada de ética consequêncialista, pois ela estava ligada ao resultado consequente.
TEORIA FINALISTA
A teoria finalista de Aristóteles diz que, todas escolhas humanas visam alcançar um fim. Fácil dizer que a teoria finalista (Aristóteles) e a teoria Utilitarista (Jeremy) são parecidas, pois as duas visam alcançar um fim, o que diferencias as duas teorias sobre ética é que, para Aristóteles, o bem final que emergiria acima de todos seria a Felicidade e todas as ações seriam para alcançar esse resultado.
PROBIDADE ADMINISTRATIVA
A probidade administrativa está ligada à honestidade na administração publica. Fala-se que um “político” agiu com probidade administrativa quando ele age para ajudar e faz tudo que está ao seu alcance com honestidade para com o povo.
No que tange ao ramo jurídico, não existe uma denominação específica dobre o que vem a ser uma probidade administrativa, mas fala-se em Improbidade Administrativa, que significa corrupção e descaso com o patrimônio publico. Um caso de improbidade administrativa mais recente e mais conhecido foi o mensalão, no qual tinham um cargo de confiança e agiram com improbidade administrativa e desconsideração com o que se diz por administração publica.
ANALISE DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA COM RELAÇÃO A TEORIA FINALISTA E TEORIA UTILITARISTA.
Como já foi dito, a probidade administrativa é a mesma coisa que dizer que um político está agindo de forma honesta na administração de um Estado. Analisando esse tema com as correntes finalistas e utilitaristas percebemos que, a probidade visa um fim, e esse resultado pode ser bom o ruim. Como na ética utilitarista não podemos afirmar que essa probidade é uma conduta boa sem que antes observemos os resultados que ela produz, se o resultado causar dor ou problemas essa probidade será uma conduta má, pois não apresentou bons resultados, porém se o resultado for bom, a conduta será boa.
Segundo a teoria finalista, de Aristóteles, os resultados visam a felicidade de um todo, pois esse é o resultado mais importante. E assim como na teoria utilitarista temos que analisar o resultado para identificar se o mesmo foi alcançado com sucesso.
Hoje não se fala em probidade administrativa e sim improbidade administrativa, pois no que se fala em juridicidade, só se
...