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AP_2 Filosofia

Por:   •  11/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

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Aluno (a): Marcos Roberto Bratti Junior

RGM:        1306014                                                

Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural

Professor (a) Tutor (a): Adriane Gomes

Atividade de Aprofundamento II

        As teorias antropológicas da cultura: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo.

As teorias antropológicas da cultura nos ajudam no entendimento das diferentes formas de manifestação cultural do ser humano. Dentre as teorias culturais vista pelos antropólogos temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.

Marcada pelo sentimento imperialista europeu, tivemos o que chamam de monogeísta, que considerava que existia uma evolução pela qual o homem deveria passar, no caso, o homem primitivo deveria chegar ao status de evoluído.

Em contrapartida, a poligenia defendia que existiam várias formas de evolução, mas não de forma autoritária que supunha que uma deveria se render à outra, mas que cada lugar tinha suas diferentes formas de agir, em diferentes locais, com diferentes visões, sem submissão. Tanto a monogeísta,como a poligenia estão no âmbito do Evolucionismo.

Já o Difusionismo veio para contrariar as idéias de Darwin e seu Evolucionismo, época em que houve uma grande tensão na Europa por conta destas questões.

No Funcionalismo, os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo e o detrimento do eurocentrismo. Os estudiosos defendiam que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus, não tendo preconceito com os outros povos e suas culturas.

Noto no Estruturalismo uma ótima resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e pontos de vista, conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia. O grande nome dessa corrente foi Levi-Strauss, que estudou os povos indígenas do Brasil.

Ele propôs o termo “pensamento selvagem” defendendo que cada homem, seja qual for a sua cultura, o tem. A sua teoria põe o dito homem primitivo no mesmo patamar do evoluído, o que diz respeito às questões mentais, pois ambos têm o mesmo pensamento incutido.

Por fim, vejo o quanto à evolução das teorias da cultura do ponto de vista da antropologia, que de uma visão monárquica, que colocava uma cultura como submissa de outra, passou por uma grande reforma chegando ao Estruturalismo, que fala que as tribos primitivas e a sociedade moderna são diferentes, mas nenhuma é superior e ambas tem mesma capacidade intelectual, rompendo com o preconceito.

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