TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORIGENS DO RACISMO

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO OBJETIVO PLENITUDE

LUANY MARA MAGALHÃES FERNANDES

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Guarulhos

2018

COLÉGIO OBJETIVO PLENITUDE

LUANY MARA MAGALHÃES FERNANDES

ORIGENS DO RACISMO

Guarulhos

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO________________________________________________4

DESENVOLVIMENTO__________________________________________5

                                   __________________________________________6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS________________________________7

INTRODUÇÃO

Este trabalho falará sobre o racismo, o que é, como surgiu, e por fim, uma redação sobre o combate ao preconceito.

O QUE É RACISMO?

Racismo é qualquer atitude ou pensamento que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. A primeira coisa que pensamos quando ouvimos falar sobre racismo, é aquele contra os negros, mas o racismo é um preconceitio baseado na diferença de raças das pessoas. Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com branco, por parte de outras raças. Pela história mais sofrida com o preconceito, os negros são a principal referência quando discutimos sobre o racismo.

ORIGENS DO RACISMO

A origem do termo "racismo" vem do latim, que significa espécie, sorte ou categoria. No século XVII a palavra ganhou o sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre as pessoas. A partir desse momento a distinção racial serviu para que alguns cientistas defendessem a ideia de que existiam raças "melhores" ou "piores". No século XVII a distinções raciais era sobra à cor da pele, sendo assim divididas em: raças negra, branca ou amarela. Esses três critérios ganharam caracteristicas novas no século seguinte, que definiam as raças com maior precisão. E foi nessa mesma época que a raça branca era vista como grau máximo de desenvolvimento, e sendo assim, asiáticos, negros e mestiços, eram colocados em patamares de menor grau de desenvolvimento, físico e mental. No século XX, o racismo ganhou novos desdobramentos. O cientista Cesare Lombroso criou uma teoria em que julgava ser possivel deduzir o comportamento de alguem por meio de suas caracteristicas físicas. Outras teorias defendiam o aprimoramento moral dos homens de uma raça pura e a aversão às misturas raciais. Foi então nesse contexto de ideias que as teorias raciais de Adolf Hilter e do nazismo buscaram sua justificação. Os nazistas consideravam que os judeus, negros e ciganos deveriam ser isolados.

TIPOS DE RACISMO

Existem vários tipo de racismo, entre eles o racimos individual, institucional, cultural, primário, comunitarista ou diferencialista e racismo ecológico ou ambiental.

RACISMO NO MUNDO

O racismo é um problema social, tanto em lugares subdesenvolvidos como nos desenvolvidos. O racismo pode estar relacionado com a política de um país, um grande exemplo, a Alemanha nacional socialista, que perseguia Judeus, Ciganos e Eslavos, entre outros grupos, com base em argumentos sobre a posterioridade da raça ariana. O anti semitismo (racismo contra Judes) levou ao holocausto, culminando na Segunda Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com