ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Por: Emerson Odin • 23/11/2020 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
Proposta de Prática Curricular – 2020
Curso:
Licenciatura em Turismo
Disciplina:
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Aluno (a):
Matricula:
Professor (a):
Novembro de 2020
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES
ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.
Até meados do século XIX, a raça humana manteve relativa harmonia com o meio ambiente. Com o advento da era industrial e das grandes aglomerações urbanas, essa harmonia foi rompida, o que resultou em uma queda cada vez maior do padrão de vida do meio ambiente, a extinção de rios e o desaparecimento de áreas verdes. Essa destruição irrelevante é chamada de poluição.
Os rios são poluídos por descargas de águas residuais municipais não tratadas, complexos industriais, mineração, etc. Esse tipo de poluição pode ser evitado pelo tratamento adequado dessas descargas.
O desmatamento também faz com que os rios morram e seus leitos sequem.
Embora Karl Marx tenha sido um filósofo do século 19, ele ainda faz parte do pensamento sociológico até hoje, sendo um dos grandes escritores que estudou no colégio e na universidade. O fato é que muitos dos conceitos usados na sociologia partiram de Marx, por isso falamos de pensamento sociológico, porque foi exatamente isso que o autor fez.
As consequências incluem mudanças climáticas e aumento da poluição do ar, a destruição de milhões de hectares de floresta a cada ano, a geração de milhões de toneladas de resíduos perigosos a cada ano, a erosão do solo, o abuso de mão de obra motivado pelo desejo de produzir, o consumo de grandes quantidades de bens de consumo de baixo preço e obesidade , Aumento da pressão, desrespeito, desigualdade, etc. A lista pode continuar indefinidamente.
É necessário e necessário mudar a forma de expressão de toda a sociedade humana, seja mudando a atitude para com os outros, vivendo coletivamente ou na relação com a sociedade real e com a natureza. Obviamente, embora as mudanças tecnológicas e a estabilidade populacional sejam essenciais para a construção de uma sociedade sustentável, nada disso terá sucesso a menos que sejam feitas grandes mudanças no meio ambiente e nas atitudes de seus pares. Eles devem buscar soluções para melhorar o meio ambiente e, assim, criar um mundo melhor. A manutenção, proteção, restauração e melhoramento são responsabilidade do ser humano para que as pessoas vivam de forma digna, saudável e segura.
REFERÊNCIAS
https://www.proenem.com.br/enem/sociologia/sociologia-e-meio-ambiente/
http://www.clickestudante.com/karl-marx-e-seu-pensamento-sociologico.html
...