ATIVIDADE SOBRE ANALISE REFLEXIVA SOBRE ESQUEMA DE RAZÃO E REFLEXÃO
Por: Glaucia Lima • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 383 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO DE PEDAGOGIA
VANUSSA SAMPAIO DIAS DA SILVA
GLAUCIA DA SILVA LIMA
LILIANA REIS DE SOUZA LIMA
ATIVIDADE SOBRE ANALISE REFLEXIVA SOBRE ESQUEMA DE RAZÃO E REFLEXÃO.
São Luís
2018
VANUSSA SAMPAIO DIAS DA SILVA
GLAUCIA DA SILVA LIMA
LILIANA REIS DE SOUZA LIMA
Atividade sobre analise reflexiva sobre esquema de razão e reflexão apresentado à Universidade Estadual do Maranhão; Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET como requisito para obtenção de nota na disciplina Filosofia.
Prof.ª. Terezinha de Jesus Silva Bogéa
São Luís
2018
O processo de conhecer envolve princípios obrigatórios que corresponde ao alicerce de qualquer formação acadêmica. O conhecer é a meta da filosofia, por meio da analise e busca da verdade. Verdade essa contestada a qualquer tempo. Nos seres humanos de natureza racional, social e politica, somos submetidos à análise constantemente na busca pela compreensão sobre nossos problemas e no difícil exercício da reflexão. Em se tratando da formação acadêmica problematizar e refletir se tornam difíceis exercícios, porém indispensáveis a nós formadores de opinião, uma vez que nos tornamos educadores.
A razão tornou-se o referencial da conduta do homem no mundo, a força que o liberta de preconceito e mito, de falsas opiniões e das aparências, permitindo-o estabelecer um critério universal ou comum para a conduta humana em todos os cantos. A filosofia nos convida a usar a razão, proveniente da reflexão, da criticidade para pensar “o problema”, pensar de forma analítica e metódica.
Segundo Bogéa, o problema é a questão fundamental, dificuldade teórica cuja solução e incerta. Enquanto me confronto com o ‘“problema” me encho de suposições e hipóteses, porem sem investigação alguma, para que a verdade desse problema seja revelada, exigisse o método de investigação que é o cientifico (segundo CERVO; bervian, 2007, pg.27 apud Bogéa)
A filosofia como disciplina em curso pedagogia visa o amadurecimento filosófico, racional e reflexivo do aluno do 1° período. Toda essa mobilização em prol do desenvolvimento desse raciocínio filosófico acadêmico tem como finalidade ultima o alto conhecimento, de si e para si, da sua profissão a seguir e que deseja esperar desta.
A critica segundo expressa Bogéa, é a faculdade de pensar e a arte de julgar, a parte logica que trata do juízo, e pode ser tanto negativa (sem uso de razão) quanto positiva ( com uso da razão). A critica que não é do senso comum, mais cientifica é um posicionamento do acadêmico para atingir a verdade, esta não e absoluta e dogmática. Todo conhecimento e questionável, comunicável e verificável, passível de crítica, sendo este questionamento alavanca do conhecimento e a fonte da inovação. Ela é um instrumento necessário para minimizar e derrubar argumentos ideológicos equivocados.
...