Abordagens na Epistemologia: Empirismo e Racionalismo
Por: BrunooVieira • 17/6/2022 • Tese • 273 Palavras (2 Páginas) • 93 Visualizações
ALUNOS: LAIS SANTANA E BRUNO VIEIRA
TURMA: 8823
DOCENTE: GRACIONE BATISTA DE OLIVEIRA
Abordagens na Epistemologia: Empirismo e Racionalismo
Como as duas mais importantes correntes no estudo epistemológico, ambas teorizam a criação, obtenção e disseminação do conhecimento na espécie humana, polarizando a abordagem sobre o mesmo.
O princípio irrefutável do racionalismo consiste na natureza, como o nome indica, racional da informação. Seguindo as afirmações desta corrente, os princípios lógicos são os únicos instrumentos confiáveis para a determinação do conhecimento, enquanto a experiência sensível é fonte permanente de erro. Partindo destas premissas, e de que existem ideias inatas ao ser humano, por Descartes, concebe-se o método de criação de conhecimento característico racional, que se baseia em dividir o problema, organizar e enumerar cronologicamente por complexidade e, logicamente, teorizar uma resolução.
Antagonizando esta última, a corrente do empirismo repudia totalmente a ideia de que seres humanos possuem conhecimento "interior", utilizando a expressão "tabula rasa" como metáfora para o expressar, enquanto afirmam que tudo o que se sabe provém de experimentação, tentativa e erro. Segundo este princípio não há nada presente na mente humana que não tenha passado pelos sentidos, estes que fundamentam o método principal de criação de conhecimento da corrente em análise, que carrega o nome de método indutivo (fruto de hipóteses baseadas em várias observações do mesmo fenômeno).
Para evidenciar as diferenças na "identidade" das duas correntes filosóficas podemos utilizar a seguinte metáfora: segundo o racionalismo, o conhecimento surge de dentro da mente e se espalha para fora, enquanto, segundo o empirismo, o conhecimento se produz através a interiorização do que se vê no mundo externo.
...