Ato e potência substância e acidente
Por: evandrop95 • 20/6/2017 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 6.387 Visualizações
Nesse trabalho temos como objetivo esclarecer algumas ideias de Aristóteles são elas ato e potência substância e acidente
1. O que é a teoria ato e potência segundo Aristóteles?
Aristóteles dizia que ato é a forma assumida por um ser em um determinado momento, sua realização (atualização da potência) segundo um fim respectivo ao ser.
Potência é aquilo que é possível a um ser se transformar em virtude desse fim próprio. Assim, uma semente é uma potência da árvore. Esta, ao realizar o fim do movimento, atualizou sua potência. Logo, o ato é a forma com que os seres devem atingir através do movimento, tendo como fim a perfeição. E a potência é a matéria que sustenta a transformação também chamada de devir.
2. O que é a teoria substância e acidente de Aristóteles?
Segundo Aristóteles substância também chamado de essência é a parte imutável do ser, enquanto acidentes são características mutáveis do ser. Para intendermos melhor vamos a um exemplo: imaginamos um ser humano, Aristóteles diria que a racionalidade é a substância do ser humano, afinal ela é imutável, toda pessoa nasce racional, acidente seria o ser humano ser gordo, magro, alto baixo.
...