COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO DE CASTRO ALVES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Por: Anascherer • 28/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 820 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO DE CASTRO ALVES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Ana Carolina Bach Scherer
Kananda Pires Poles
Turma: 3 ANO A– FILOSOFIA
1. TEMA
Homofobia
DELIMITAÇÃO DO TEMA
PROBLEMATIZAÇÃO
O que significa o termo homofobia?
3. JUSTIFICATIVA
O tema pesquisado decorre de questões levantadas ao longo da formação acadêmica do estudante do Ensino Médio na disciplina de Filosofia. Neste período, começaram a surgir questionamentos sobre a homofobia.
Atualmente, o interesse dos estudantes e pesquisadores da área das ciências e da humanidade em relação ao tema homofobia tem aumentado significativamente dos interesses de alunos em áreas do conhecimento sobre a homofobia.
Dessa forma a pesquisa visa colaborar para que os estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas possam refletir sobre o preconceito contra homossexuais tendo acesso a informações, visando à aprendizagem e o conhecimento.
A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.
O termo homofobia tem sido amplamente utilizado para a conceitualização do preconceito e discriminação contra indivíduos que apresentem orientação sexual diferente da heterossexual. Apesar do seu uso corrente no Brasil, são quase ignoradas a extensa discussão e as controvérsias teóricas em torno do termo desde que foi cunhado na década de 1970 nos Estados Unidos.
Por fim, defender-se-á o uso da construção "preconceito contra diversidade sexual" como alternativa à homofobia para melhor definir o fenômeno quando pensado do ponto de vista individual.
4. OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer como determinações culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra a discriminação a eles associados.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ampliar)
Em um discurso de 1998 a autora ativista e líder dos direitos civis, Coretta Scott King, declarou: "A homofobia é como o racismo, o antissemitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade." Percebe-se que a autora deixa claro que todo ser humano é digno de seus direitos seja ele homossexual ou não. Em maio de 2011, em referência
...