CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Por: ohlordtv • 26/7/2015 • Dissertação • 427 Palavras (2 Páginas) • 962 Visualizações
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO:
O conhecimento científico difere-se do popular, uma vez que é pautado em experimentos repetitivos, organizados e sistemáticos, diferente do popular onde a verdade é encontrada a partir da experiência. Um exemplo onde fica clara a diferença entre os dois conhecimentos é a medicina. A ciência medicinal atual é fruto de inúmeros experimentos sistemáticos organizados, que evoluíram e progrediram continuamente. Já o conhecimento medicinal popular é o resultado da experiência hereditária que não exige o estudo organizado de dados. O difere os dois conhecimentos é a forma de observação. Podemos também diferencias os dois tipos de conhecimento quando afirmarmos que o conhecimento científico é universal, diferente do popular que é local. O que a ciência considera como verdade no Brasil, também é considerado verdade pela ciência em qualquer ponto do universo. Já o conhecimento popular, difere em cada cultura uma vez que é fruto das experiências de determinado povo.
Conhecimento popular: Está presente no dia-a-dia da maioria da população e, é alimentado por vivências comuns, por experiências assistemáticas e um trato ametódico com coisas e seres. Sendo assim, este não é exato e é totalmente questionável. Um exemplo claro é afirmativa de que tomar banho após o ato de alimentar-se pode causar congestão e em alguns casos até a morte. Esta premissa é pautada no conhecimento popular e já refutada pelo científico.
Conhecimento Filosófico: Diferente também deste conhecimentos citados está o conhecimento filosófico. Neste, partimos de hipóteses que não são observadas. Assim como no conhecimento popular, baseia-se na experiência e não na experimentação. Porém, não é verificável, ou seja, não é nem confirmado nem refutado. É totalmente pautado na razão e seus pensamentos são organizados sistematicamente. Como não é verificado, seu pensamento torna-se infalível e exato. Através das experiências dos filósofos, eles organizam um pensamento racional que não pode ser verificado ou questionado.
Conhecimento Religioso: Por último temos um conhecimento pautado em doutrinas que advém do sobrenatural. Sendo assim, como deriva da fé, este conhecimento é infalível e inquestionável. Também podemos usar a medicina para comparar com outros tipos de conhecimento. Para os que creem no conhecimento religioso, a cura pode existir através do ser superior que rege sua vida. Este pode curar ou enfermar qualquer um a qualquer momento. O conhecimento científico, que por sua vez exige um pensamento organizado e sistemático, não considera isto como verdade. A remoção de uma enfermidade só pode acontecer através de um estudo comprovado por dados exatos sobre a mesma. Enquanto isso, o conhecimento popular encontra soluções para a enfermidade através de experiências passadas com enfermidades similares.
...