Capitulo 4 Marilena Chaui
Artigo: Capitulo 4 Marilena Chaui. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviasilva • 26/10/2014 • 957 Palavras (4 Páginas) • 2.712 Visualizações
Capitulo 4
Questões
1) O que significa dizer que a filosofia está na historia e tem uma historia?
A filosofia esta na história porque manifesta e exprime as questões e os problemas que em cada época de uma sociedade, os homens colocam pra si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido. A filosofia enfrenta as novidades oferecendo caminhos, respostas e propondo novas perguntas num permanente diálogo entre sociedade e a cultura do tempo do qual faz parte.
Tem uma historia porque as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornando-se saberes adquiridos adquiridos que outros filósofos prosseguem e que tornam-se novos problemas para que os filósofos possam tentar resolver, seja aproveitando o passado filosófico , seja criticando-o e refutando-o. Pode-se citar também as transformações nos modos de conhecer podem ampliar os campos de investigação da filosofia, fazendo assim com que surjam novas disciplinas filosóficas, como também pode haver diminuição desses campos, porque alguns de seus conhecimentos podem desligar-se dela e formar disciplinas separadas.
2) Que ideias novas a patrística introduziu na filosofia grega? Por que são dogmas?
A idéia da criação do mundo, do pecado original, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos, etc. Precisou também explicar com o mal pode existir no mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Introduziu, sobretudo com Santo Agostinho e Boécio, a idéia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.São consideradas dogmas por que foram os padres da Igreja os primeiros responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição Católica.
3) Qual a distinção entre as verdades introduzidas pela patrística?
As verdades sobrenaturais e verdades naturais foram as primeiras a serem introduzidas a noção do conhecimento racional, formando assim um grande tema de toda a filosofia patrística e a da possibilidade ou impossibilidade de conciliar razão e fé.
4) Quais as posições dos filósofos cristãos sobre as relações entre fé e razão?
Primeira posição: Os que julgavam fé e razão irreconciliável é a fé superior a razão.
-Segunda posição: Os que julgavam fé e razão conciliável, mas sub ordenavam a razão a fé.
-Terceira Posição: Os que julgavam que cada uma delas tem o seu campo próprio de conhecimento e não deviam se misturar.
5) Quais os grandes temas da filosofia medieval?
A prova da existência de deus e da imortalidade da alma, isto é, demonstrações racionais da existência do infinito criador e do espirito humano imortal.
6) O que era princípio de autoridade?
Uma ideia era considerada uma tese verdadeira ou falsa dependendo da forças e da qualidade dos argumentos encontrados nos vários autores.
Uma ideia é considerada verdadeira se for baseada nos argumentos de uma autoridade reconhecida (bíblia, Platão, Aristóteles, um papa, um santo).
7) Resuma as três grandes linhas da filosofia da Renascença e explique por que exprimem o humanismo renascentista.
Primeira Linha do tempo: Quando foram descobertas algumas obras antigas, e lá predominava que a natureza era conhecida como um grande ser vivo, dotado de uma alma universal, onde a astrologia, magia, alquimia eram ligadas secretamente e tinham poder sobre o
...