Caso Concreto 1 e 2- Filosofia Jurídica
Por: Emillerosa1234 • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
1 – Sendo a Filosofia o campo de estudo que procura respostas para todas as perguntas relacionadas ao homem e ao mundo em que ele vive, ela serve de alavanca para a pretensão e perseguição para um melhor entendimento da sociedade e como ela se manifesta intelectualmente no que diz respeito ao que está ao seu redor.
2 – O autor fundamenta a utilidade da filosofia esquematizando o pensamento humano, baseado nos parâmetros do belo, útil, bom e verdadeiro e o distanciamento de seus opostos.
1 – Sim, haja vista que o texto divaga sobre a coexistência dos homens em harmonia e a confusão relacionando senso comum e o Poder Judiciário, com base nos valores ético-sociais de cada um.
2 - “Antes de tudo, chamemos a atenção para o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário. O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses.”
caso concreto 2
1 – Filosofia do Direito é o campo filosófico que procura responder às perguntas relacionadas aos fenômenos jurídicos e aos elementos presentes nas relações entre os homens.
2 – A reflexão filosófica tem importância crucial para o andamento do direito em sintonia com a sociedade, uma vez que o positivismo puro não garante o bem estar da mesma. É necessária uma reflexão para que os direitos sejam preservados, assim como acontece no pós-positivismo.
...