Ciência Moderna
Exames: Ciência Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alifersilva • 24/9/2014 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 567 Visualizações
Indicie
Pag.
1- Introdução............................................................. 4
2- Ciência Moderna.................................................. 5
3- Fundadores............................................................ 6
4- Fundadores............................................................ 7
5- Conclusão................................................................8
6- Referências..............................................................9
Introdução
Eu irei introduzir uma pequena fala sobre a ciência na idade moderna e explicando que revolução científica estabeleceu a ciência como a origem de todo o crescimento do conhecimento. E outras teorias criadas por grandes filósofos e que influenciam a ciência até hoje.
Ciência moderna
Galileu Galilei (1564 – 1642) é o fundador da ciência moderna e o teórico do método científico e da autonomia da pesquisa cientifica34
O método científico de Galileu está contido especialmente em duas obras: “O ensaiador”, que dedicou a seu admirador e amigo o papa Urbano VIII, publicado em 1623. E, nos “Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências”, de 1638.
A física de Aristóteles tem um sentido diferente do que entendemos ser física. Nós temos o sentido dado por Galileu, isto é, entendida quantitativamente que pode ser mensurável e traduzida em leis matemáticas. Enquanto, para Aristóteles a física é qualitativa e teórica.
A ideia central do método cientifico moderno de Galileu pode ser resumida nessa passagem de sua obra:
"A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto."35.
A partir de Galileu, a ciência não busca mais a essência ou a substância das coisas, mas sim a função. A pergunta não é mais “o que é?”; mas “como é?”. Nas universidades medievais o estudo da natureza tinha uma abordagem diferente da de Aristóteles: a ciência ainda era mais especulativa do que experimental, mas já havia a união entre teoria e prática mesmo que não fosse algo comum. Entretanto, com Galileu tem-se o método claro, objetivo e explicito: para a ciência dar resultados é necessário geometrizar a natureza.
A Revolução Científica estabeleceu a ciência como a origem de todo o crescimento do conhecimento. Durante o século XIX, a prática da ciência se tornou profissional e institucionalizada em modos que continuaram a ser usados no século XX. A história da ciência é marcada por uma cadeia de avanços na tecnologia e no conhecimento que sempre complementaram um ao outro. Inovações tecnológicas trouxeram novas descobertas e levam a ainda outras descobertas por inspirar novas possibilidades e aproximações em questões científicas antigas.
Fundadores da idade moderna
Bacon, Galileu e Descartes foram os principais pilares da fundação da Ciência Moderna. Bacon (1561-1626) – Segundo Bacon, para passar de dominado a dominador da Natureza o homem deve conhecer as leis da Natureza por métodos comprovados através de experimentos. Bacon formulou a teoria da indução, que serve para descrever minunciosamente os cuidados, técnicas e procedimentos para investigação dos processos naturais. A máxima baiconiana é: “Saber é poder”. Galileu (1564-1642) - No pensamento de Galileu a nova ciência constitui-se pela utilização do método lógico-matemático, onde tudo pode ser medido, quantificado e matematizado, afastando todos os elementos subjetivos como: desejos, cores, sabores, e odores. Sua máxima é: “O livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos”. Descartes (1596-1650) - O criador do método cartesiano propôs quatro regras básicas capaz de conduzir o espírito a verdade. Evidenciar – O objeto deve ser exposto com clareza e evidência; Decompor – Deve dividir-se em tantas partes quantas forem necessárias; Ordenar – Deve partir-se dos problemas mais simples para os mais complexos; Revisar – Deve fazer verificações para certificar-se de que nada esteja errado. Descartes formula ainda os conceitos de res-cogita (pensamento) e res-extensa (matéria). Dessa forma Descartes separa o corpo da alma. Sua máxima é: “Penso, logo existo”.
Francis Bacon, Visconde de Alban, também referido como Bacon de Verulâmio (Londres, 22 de janeiro de 1561 – Londres, 9 de abril de 1626) foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio), visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna.
Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Em 1584 foi eleito para a câmara dos comuns.
Sucessivamente, durante o reinado de Jaime I, desempenhou as funções
...