TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Exames: Ciências Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  264 Visualizações

efetir: o desemprego é um fato social? Por quê?

lembrete

Consciência coletiva é um conjunto de ideias comuns que formam a base para uma consciência da sociedade.

Cada um de nós possui uma consciência individual, que faz parte de nossa personalidade. Existe também uma consciência coletiva formada pelas ideias comuns que estão presentes em todas as consciências individuais de uma sociedade.

A consciência coletiva está difusa na coletividade e, por isso, é exterior ao indivíduo, ou seja, a consciência coletiva não é o que o indivíduo pensa, mas o que a sociedade pensa. Ela é um tipo de consciência que atua sobre o indivíduo de maneira repressora, exercendo uma autoridade sobre seu modo de agir no meio social.

observação

Podemos concluir que a consciência coletiva não é o que o indivíduo pensa, mas o que a sociedade pensa. A consciência coletiva representa a moral vigente na sociedade.

A consciência coletiva defne os fatos que são considerados imorais, reprováveis ou criminosos (COSTA, 2005). É possível sentirmos sua força nos intensos debates públicos que temos em nossa sociedade nos últimos tempos sobre a legalização do aborto, a descriminalização do uso de drogas, as leis antitabagismo etc.

3.1.3 O crime

Durkheim afrmou que nenhuma sociedade está livre do crime. Como ela é feita de um conjunto de instituições que pressupõem a existência de regras para a convivência coletiva, o crime é normal, é um padrão social.

10 O crime é visto como um fato social normal, pois em todas as sociedades em todas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com