Com Base no texto de Japiassu, A Psicologia dos Psicólogos
Por: 7415 • 26/2/2016 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 1.725 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – DFCH
CURSO DE BIOLOGIA – DISCIPLINA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROF. Me. LINDOMAR COUTINHO DA SILVA – DATA: 03.02.2016
DISCENTE: Ana Paula Santos Andrade
Se de cada oportunidade conseguirmos fazer o melhor aproveitamento, ao final descobriremos que não há segredo para aprender... LCS
Com base no texto de Japiassu, A Psicologia dos Psicólogos, texto completar do capítulo 1 do livro Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia, de Bock, Furtado e Teixeira. A citação fala do clássico problema, e da contradição da psicologia, apesar de ser considerada uma ciência, diverge entre várias abordagens, afinal o próprio Japiassu diz que a psicologia não pode ser utilizada apelas como um método apenas. Um mesmo fenômeno pode ser visto e interpretado de maneira totalmente diferente, por abordagens diferentes desenvolvidas por teóricos da psicologia de grande prestígio, afinal cada um encara uma situação a seu modo. Algo que não deveria existir, já que se trata de uma ciência ampla e renovável.
Isso acontece, segundo especialistas da área, por conta da infinidade de fenômenos psicológicos, sendo assim, uma só teoria não seria suficiente para explicar tudo; sendo necessário um estudo múltiplo e aprofundado com a verificação de várias possibilidades para se chegar à verdade, uma visão realista, se é que existe verdade em psicologia, até porque se trata de mentes, processos, e até mesmo inverdades ou verdades do subconsciente.
No que tange a subjetividade humana cada indivíduo que se propõe a psicólogo adotará uma abordagem influenciado pelas suas experiências, seja ela desde a infância, adolescência ou a sua formação acadêmica e literária e outros fatores que constitui toda a sua experiência de ser humano.
Isso é psicologia, algo que tenta solucionar os problemas através de métodos que nem sempre irão funcionar para todos, afinal cada qual com seu cada qual e esses fenômenos é por si próprio sem nenhuma distinção entre raça, gênero, orientação sexual ou qualquer que seja a chamada “diferença” do outro, afinal creio que seja essa diferença toda que faça da psicologia uma ciência para chamada de ciência dos psicologos.
...