Conceito de renscimento
Por: Joyce Sanfez • 9/3/2018 • Ensaio • 667 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
Conceitue Renascimento.
O renascimento defendia que a razão era uma manifestação do espirito humano mais próximo de Deus. Em geral foi um movimento que proporcionou um grande desenvolvimento ao setor da humanidade.
2. Apresente dois autores (artística d renascimento e sua importância para o período).
Ø Donatello: A sua importância foi obras de valores simbólicos aos comportamentos e sentimentos humanos;
Ø Michel Eyquen de Montaigne: A sua importância foi a generalização da humanidade como objeto de estudo.
3. Conceitue teocentrismo e antropocentrismo.
Ø Teocentrismo: Defende que Deus deve ser o centro do pensamento e das ações do homem;
Ø Antropocentrismo: Defende que o homem deve estar no centro das ações, de cultura da história e da filosofia. Ohomem como no centro de cosmos.
4. Defina razão:
A palavra razão tem vários sentidos, ela tem o poder de deduzir e induzir. O ser humano e capaz de identificar conceitos e de os questionar/ por em causa, conseguindo determinar a coerência ou a contradição.
5. Como a filosofia considera razão?
Considera que a razão opera seguindo certos princípios que ela própria estabelece e que estáem concordância com a própria realidade, mesmo quando os empregamos sem conhece-los explicitamente. Ou seja, o conhecimento racional obedece a certas regras ou leis fundamentais.
6. Quais os princípios da razão? Explique-os.
Ø Princípio da identidade: E a condição do pensamento e sem ele não se pode pensar;
Ø Princípio da não-contradição: Afirma que uma coisa ou uma ideia que se nega a si mesmas se autodestroem, desaparecem , param de existir. As idéias contraditórias são impensáveis e impossíveis .
Ø Principio do terceiro excluído: Define a decisão de um dilema –“ou isto ou aquilo” – e exige que apenas uma das alternativas seja verdadeira.
Ø Principio da razão suficiente: Afirma que tudo o que existe de tudo o que acontece tem uma razão (causa ou motivo)para existir ou para acontecer,e que tal razão (causa ou motivo) pode ser conhecida pela nossa razão. O principio da razão suficiente pode ser chamado de principio da razão pode indicar que a razão afirma à existência de relações ou conexões internas etre as coisas, entre fatos, ou entre ações e acontecimentos.
7. Quais as modalidades da atividade racional que a filosofia distingue?Explique-os.
Distingue duas grandes modalidades de atividade racional: A intuição ( ou razão intuitiva) e o raciocínio ( ou razão discursiva ).
Ø A intuição e o ponto de chegada, a conclusão de um processo de conhecimento, e pode ser também ser o ponto de partida de um processo cognitivo;
Ø O raciocínio e o conhecimento que exige provas e demonstrações e se realiza igualmente por meio de provas
...