Construindo A Cidadania
Casos: Construindo A Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviamaura • 30/1/2015 • 859 Palavras (4 Páginas) • 377 Visualizações
Resumo do texto: Construindo a cidadania
Autor: Antonio Joaquim Severino
Mais afinal o que é ideologia? Embasado em alguns autores, que a firmam que ideologia é um conjunto de regras um conjunto de ideias de valores e concepções, de mundo que geralmente é construído por uma classe social.
Segundo Karl Marx a ideologia é o conjunto de representações de ideias de normas e conduta, e essas normas vem como mascara ideológicas que tem o propósito de convencer os indivíduos pensar, sentir e agir de forma como convém a classe Dominante, ou seja, a classe que detém o poder.
Essa classe impõe uma realidade distorcida, fazendo com que a massa popular não tenha consciência dos conflitos existente no seio da sociedade, vestindo a sociedade com uma roupagem bem harmônica, como se todos os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses.
Já Hegel abordou a ideologia, como uma separação da consciência em relação a si própria. Marx utilizou essa concepção hegeliana, para diferencia dois usos de conceito deferentes da ideologia, um conceito expressa a ideologia como causadora da alienação do homem através da separação da consciência; e a outra que abrange a ideologia como uma superestrutura composta por representações que consiste na consciência do individuo.
De acordo com a teoria Marxista existe a luta de classe (burguesia x proletariado); o trabalhador vende a sua força de trabalho enquanto a burguesia tem o poder das forças produtivas e explora o trabalho do proletariado, o que sintetiza o conceito de mais-valia. A ideia de sociedade civil como indivíduo coletivo é uma das mais eficazes ideias da burguesia para ocultar a realidade da sociedade. Vale ressaltar que é um sistema em que os resultados vêm antes e a prática depois, historicamente a ideologia já passou por diversas fases como em conjunto de ideias para explicar a totalidade dos fenômenos naturais e humanos.
O texto aponta que a sociedade se encontra estruturada por meio de relações sociais, portanto a educação também é uma pratica social e está ligada a sociedade. A sociedade faz a escola e a escola aprimora e transforma a sociedade, as duas formam um conjunto de relações e devem estar sempre ligadas entre si.
De acordo com Althusser, a escola é o principal aparelho ideológico de Estado capitalista dominante nas formações sociais modernas, pois é ela que forma as forças produtivas para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, mantém e garante as relações de produção requeridas pelo sistema. Essas relações dicotômicas (patrão empregado, burguês-proletariado) são reproduzidas no próprio contexto do aparelho escolar.
A luta de classes, portanto, não está ausente da escola, ao contrário é alimentada por ela. Cabe então à escola, aparelho ideológico do Estado, servir aos interesses do Estado e da classe social que dominante.
Ou seja, ela está a serviço da manutenção da dominação de uma classe sobre a outra, por meio de um discurso ideológico, alienante, perpetuando em última instância as relações de produção e a distribuição social e econômica desigual. Por isso, Althusser, seguindo Gramsci, pode afirmar que o Estado capitalista se mantém utilizando aparelhos de coerção (forças armadas, o aparelho jurídico, etc.) e pela persuasão (partidos políticos, meios manipula ideologicamente as
...