Deisigualdade Social
Monografias: Deisigualdade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphainha • 20/7/2014 • 481 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
A desigualdade social se dava desde os tempos do Brasil Colônia, em que Portugal detinha os recursos advindos do próprio Brasil (1º - a exploração do pau-brasil: 2º -da cana-de-açúcar e posteriormente do ouro, além da produção agrícola da era do café), administrados por pessoas designadas pela coroa, cuja relação de desigualdade dava-se entre os senhores e os escravos.
A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
A desigualdade social gera uma previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existência de um mercado de trabalho e uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e , dentre as piores consequências, propicia a ocorrência da violência urbana.
O principal desafio é promover o direito ao cidadão viver dignamente, tendo real participação da renda de seu país através da educação e de oportunidade no mercado de trabalho e, em situações emergenciais, receber dos governos benefícios sociais complementares até a estabilização de seu nível social e meios próprio de sustento.
Discriminação social
O Brasil é um país de cultura escravocrata e com grande miscigenação de raças, fatores estes que contribuíram para a existência de diversidades de culturas, valores e crenças. Somando-se a isso encontramos as desigualdades oriundas dos vários anos de exploração econômica do proletariado, aos 350 anos de escravidão negra e da subseqüente abolição sem a acolhida no mercado de trabalho dos negros e sem que fossem propiciadas as condições mínimas para eles subsistissem; além das desigualdades relativas às mulheres, aos idosos e às crianças, que também foram oprimidos durante a longa conquista da cidadania no Brasil.
O Brasil é um dos países com mais preconceito no mundo se não primeiro, O Brasil sofre além de discriminação social também de racismo e preconceitos que envolvem a origem da pessoa.
E no Brasil infelizmente essa discriminação social esta bem acentuada, preconceito contra pessoas.
Homossexuais, Negros, Deficientes Fisicos, Classe social
Pode se ver pelo menos uma noticia de preconceito por dia no Brasil. O Brasil é um país com um potencial incrível, porém uma das coisas que impedem o crescimento do país é justamente o preconceito.
Cultura
Com a chegada de povos africanos, alemães, italianos e os indígenas que já faziam parte desde inicio do povo brasileiro, o Brasil se tornou rico em cultura e suas manifestações
...