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Democracia na Grécia antiga

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Por:   •  6/1/2015  •  Ensaio  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

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PÁGINA 35 1 - Podemos criticar esse modo de compreender o mito, porque o mito não é uma mentira, pois é verdade para quem vive. È por tanto uma intuição compreensiva da realidade, e uma forma espontânea do homem situar-se no mundo, não necessita de provas para ser aceita.

2. Psicanalista : compreende o mito como um modelo de subjetivação, são eles que moldam nossas mentes. Embora os mitos não sejam produtores de verdade como a ciência, eles residem entre o pensamento individual e a linguagem coletiva; fazem a mente pensar pensamentos que só existem, de fato, na linguagem, mas parecem estar no mundo.

3. O mito na sociedade tribal constituía um discurso de tal força que se estende por toda a esfera da realidade vivida. Por isso, os modelos de construção mítica são de natureza sobre natural, isto é, recorre-se aos Deuses para essa compreensão do real.

4. Sim, por que ainda hoje há umas religiões que mantém os ritos de sua crença, oferendas, festas, preces, objetos religiosos...

PÁGINA 43 1 Que o homem passa da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo. Mas estudiosos criticam essa visão e afirmam que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do “milagre”, mas de um processo gestado ao longo do tempo.

2º Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia Antiga?

Resposta: Um espaço onde todos os cidadãos poderiam se manifestar de diversas formas, e inclusive onde se reuniam para fazer compras nas feiras e até mesmo votar.

3º O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta? Sob esse aspecto, em que se distingue das atuais democracias?

Resposta: Não eram escolhidos representantes, mas cada cidadão participava das decisões de interesse comum.

4º Identifique as características comuns à reflexão dos filósofos pré-socráticos.

Resposta: Os primeiros filósofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico.

PÁGINA 166 1- Quais são as diferenças temáticas entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico?

R: Os pré-socráticos eram naturalistas, buscavam a essência, o princípio das coisas, já os filósofos do período clássico tudo se explicava com mitos.

2- Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos Heráclito e Parmênides? R: Heráclito e Parmênides acreditavam no devir, tudo há mudanças, dizia que não podia se penetrar duas vezes no mesmo rio, pois o homem de hoje não é o mesmo homem de ontem. Já Platão acreditava que existia dois tipos de realidades a inteligível e a sensível. A inteligível é uma realidade imutável, já a sensível é todas as coisas que nos afetam os sentidos, realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Então para ele a nossa realidade está ligada a uma realidade verdadeira que não é onde estamos, onde estamos tentamos chegar a realidade verdadeira ao maximo possível, tentar chegar na perfeição.

3- Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?

R: A teoria das ideias de Platão acredita que estamos em um mundo que não é real, tudo que vemos tocamos, ou até o

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