Dispersão política de agroexportação
Tese: Dispersão política de agroexportação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ROSANO13 • 10/9/2014 • Tese • 554 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Maris Lorenzoni AlmeidaInstituto Municipal De Ensino Assis Brasil – IMEAB
Trabalho
De
História
Nome: Daiana Gelci
Disciplina: História
Professor: Gilberto Natal
1. A partir de 1930 houve a ruptura politica agroexportadora e a incremento da politica industrial de Vargas. Aponte medidas tomada por Vargas que facilitou a vida urbana dos operários brasileiros.
o modelo liberal defendido pelo Partido Democrático, porta-voz da classe média paulista.
uma economia exclusivamente agroexportadora e a descentralização das decisões econômico-financeiras.
as reformas preconizadas pelos Tenentes, sobretudo a partir de 1932.
a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.
o declínio do projeto de industrialização, devido aos conflitos entre capital e trabalho não mediados pelo governo.
2. No período de 1937 a 1945 Vargas governou o brasil sobre o domínio da ditadura. O que foi a ditadura de Vargas?
Foi um governo marcado pelo autoritarismo varguista, onde o mesmo conseguiu praticamente acabar com as oligarquias, através do fechamento dos parlamentos em nível federal, estadual e municipal. Além disso, Vargas perseguiu a imprensa, fechou e censurou jornais e rádios...foi admirador de Hitler e Mussolini, enquanto essas figuras grotescas estavam no auge do sucesso da Europa. para conquistar o povão, Vargas, que de besta não tinha nada, copiou a carta del lavore (legislação trabalhista criada por Mussolini) e implantou-a no Brasil, com o nome de CLT...o resultado é que Vargas passou a ser visto como se fosse o pai dos pobres...seu populismo era enorme...até hoje ainda tem fama. Claro que nem tudo era ruim: ele era nacionalista, defendia as empresas e as riquezas nacionais.
3. Durante o governo de Vargas ocorreu uma assembleia constituinte e a nova constituição federal de 1934, sendo que foi promulgada.
A - diferencie outorgada de promulgada?
Constituição outorgada é aquela elaborada e estabelecida sem a participação do povo, quando o governante – Presidente, Rei, Ditador, Imperador – por si ou por interposta pessoa ou instituição, outorga-a, impõe-na ao povo, como são exemplos as Constituições brasileiras de 1824, 1937, 1967 e 1969.
Constituição popular (democrática ou promulgada) é aquela que se origina de um órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos para o fim de a elaborar e estabelecer, como são exemplos as Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988.
B – o que foi assembleia constituinte?
No dia 15 de novembro de 1933 o Palácio Tiradentes foi reaberto e nele se instalou a Assembleia Nacional Constituinte. Presidida pelo político mineiro Antônio Carlos, a Constituinte experimentou algumas inovações,
...