Duas Realidades Da Sociedade
Casos: Duas Realidades Da Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanavelozo • 29/10/2013 • 296 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas?
A educação é um direito de todos e deveria ser igual para todos, isso é o certo e o que é idealizado. Todos com as mesmas oportunidades. Mas a realidade que vivemos não é essa, vivemos numa sociedade onde as diferenças são nítidas entre as classes sociais. No Brasil a educação é muito desigual e não se tem dado importância devida à esse problema. Uma minoria tem acesso à educação de qualidade enquanto que uma maioria tem educação precária, com poucos recursos, escolas sem infraestrutura mínima que não estão preparadas para receber novas tecnologias.
As escolas públicas precisam de atenção do estado e uma política pedagógica diferente, melhor. É preciso investir mais na educação e ensino de qualidade. O estado tem que garantir padrões mínimos de qualidade de ensino, com professores bem preparados e valorizados, bons prédios e instalações necessárias para um bom funcionamento da escola. E isso é um direito que temos.
A falta de interesse do governo em investir na educação só tem prejudicado o desenvolvimento do país, e o mais inacreditável é ter que ver que alunos da rede pública com deficiência de aprendizagem não são acolhidos com projetos e reforços escolares, mas, são aprovados para série seguinte, ou seja, ele adquire um diploma muitas vezes sem saber fazer uma leitura explícita de um texto, uma resolução de uma equação do 2º grau ou até mesmo sem saber as regiões do país em que reside. Isto é uma vergonha, de nada adianta ter as universidades públicas, onde grande parte dos alunos aprovados são os de escolas privadas, sendo que era para ser ao contrário, pois os alunos do ensino público deveriam ser treinados e capacitados para prestarem um vestibular em qualquer universidade.
...