Durkheim
Por: NayaraCamila • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Émile Durkheim, Nascido na França, descente de rabinos, foi diferenciado de sua familia, logo na adolecência, ao voltar seu interesse na religiao apenas pelo lado academico. Assim contrariando a formação religiosa e educação recebida, passou a se interessar pela sociologia cientifica,tendo como objetivo metodos cientificos e os principios morais que guiavam a vida social. E assim no pais de origem, implantou o primeiro curso de ciência social em uma universidade, tentando desmoranar a visão moral da sociedade francesa,Publicando uma tese A divisão do trabalho social e As regras do metodo sociologico.
As caracteristica de não conservador de Durkheim é afirma que diferente do pensamento de Karl Marx, o socialismo para ele representava um movimento que tinha o objetivo de se renovar a moralidade na sociedade por meio de um metodo cientifico, sem ao menos ter enteresse nos procedimentos politicos e economicos ressaltados por Karl Marx. Tambem chamando muita atenção aos pressupostos basicos da teoria funcionalista, apresentando o objetivo da sociologia definido por Durkheim, o Fato Social.
O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente que ele não criou e não pode rejeitar, como as regras morais, leis, costumes, rituais e práticas burocráticas oficiais, entre outras. Partindo da exterioridade dos fatos sociais, Durkheim abordou a sociedade como um fato e irredutível a outros, compreendendo como um conjunto de ideais constantemente alimentados pelos indivíduos que fazem parte dela. Dessa forma, resumiu a consciência coletiva como o "sistema das representações coletivas de uma dada sociedade". A linguagem, por exemplo, é uma representação coletiva, assim como os sistemas jurídicos e as obras de arte.
...