Durkheim e a sociologia
Por: marlupatroc • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 1.274 Visualizações
A institucionalização da sociologia por Durkheim.
Durkheim e os fatos sociais.
Durkheim propôs uma metodologia científica para sociologia que permitisse o estudo das leis "concretas", e não generalidades abstratas. buscou construir conceitos que possibilitassem a abordagem da realidade social.
Se tentarmos definir sociedade, poderíamos dizer, de maneira rápida, que a sociedade e formada pelos indivíduos. pois bem, para Durkheim nação é a sociedade que é formada pelos indivíduos, e sim ao contrario: é a sociedade que forma os indivíduos.
Uma de suas preocupações centrais está em delimitar o campo da sociologia de maneira clara: o que essa ciência irá estudar? para isso precisaremos definir o seu objeto, o fato social.
São dados pela coletividade, pela sociedade. tais fatos são diferentes dos fatos estudados em outras ciências por terem origem na sociedade e não na natureza e não no indivíduo. a sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais mas fora delas, no meio social. ou seja, a sociedade e um meio exterior e independente dos indivíduos, e é nesse meio que se encontram os fatos sociais.
Durkheim afirma que os fatos sociais tem três características básicas que permitem sua identificação na realidade:a exterioridade,a coercitividade e a coletividade.
Os fatos sociais são exteriores , pois existem fora das consciências individuais.As normas,as regras de conduta não são criadas pelos indivíduos isolados,mas pela coletividade.
Os fatos sociais são coercitivos porque as regras e as condutas sociais se impõem aos indivíduos.Ninguém é obrigado a falar o português culto,mas ignorar essa regra em determinados ambientes é inviável,não existe uma lei que obrigue as pessoas a falar o português correto,mas,se as pessoas vão contra esse "fato", a coercitividade se revela e faz sentir a sua força, assim essa característica são se manifesta quando o individuo vai contra o fato social.
Quanto à coletividade, Durkheim afirma que os fatos sociais são gerais porque são coletivos, e não ao contrario. ou seja, aparecem nas partes (individuo) porque estão no todo (sociedade).
outro conceito importante de Durkheim e o de consciência coletiva. esta constitui um sistema de apresentações coletivas independente dos indivíduos. ela e formada pelo conjunto de normas, leis, gostos, hábitos, modos de agir de pensar e de sentir, que são coletivos. é importante entendermos que o fundamento, a origem desse conjunto de elementos, é o meio social.
Dessa forma, os fatos sociais, educação, moral, direito, religião, determinam uma consciência coletiva e um dado meio moral da sociedade. assim, a consciência coletiva, formada por vários modos e maneiras de pensar, de sentir, de agir, ou seja, formada por vários fatos sociais, determinara o que pode e aceitável em sociedade, as condutas que se devem adotar, o que e permitido, o que e proibido e o que e tido como estranho ou imoral.
O olhar de Durkheim sobre a sociedade
Da mesma forma como Comte,Durkheim vê a sociedade em um estado de desorganização,destacando uma influência positivista em
...