Ebay...Fui Taxada, Ajuda!!!
Dissertações: Ebay...Fui Taxada, Ajuda!!!. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aqui22 • 7/3/2014 • 744 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
primavera de 1909 cegou a Cleveland sem afetar a Avenida Gates. Em torno desse logradouro, o elegante bairro residencial era todo atividade: cavavam-se canteiros, podavam-se gramados, pintavam-se fachadas... Mas na Avenida Gates o que se via era inércia e desleixo.
Embora só se estendesse por um quarteirão, a avenida, de tão descuidada e suja, dava a impressão de maiores dimensões. As famílias que ali moravam eram, quase todas pobres, e aparentemente resignadas à pobreza. Os homens trabalhavam irregularmente nas usinas de aço, e eram freqüentadores assíduos dos botequins e tavernas. Nas casas sombrias, nem água corrente havia; as famílias da avenida Gates iam, de baldes na cabeça, buscar o precioso líquido no registro.
A rua propriamente dita, era esburacada e desprovida de calçamento. Lá no fim do quarteirão, a estrada de ferro ainda contribuía para aumentar a imundice e tornar mais barulhento o local. Faltava até iluminação pública.
Na escola primária ali perto, quase todas as meninas apareceram com vestidinhos novos naquela primavera; mas a garotinha da Avenida Gates voltou com a mesma blusa encardida e a saia remendada que usara durante todo o inverno. Provavelmente era a única roupa que tinha...
A professora suspirou. Um menina tão bonitinha..., simpática, estudiosa. Seu rosto vivia sujo, e o cabelo despenteado: mas, apesar disso, percebia-se que a criaturinha tinha feições finas. Compadecendo-se, disse a mestra:
- Minha filha, por que você não lava o rosto antes de vir para a escola? Quer fazer isso para mim?
Na manhã seguinte, a menina veio com as bochechas rosadas de tão limpas, e o cabelo penteado.
A professora animou-se a acrescentar:
- Agora, meu bem, peça à sua mamãe para lavar essa blusa e essa saia...
A aluna continuou a usar o mesmo traje sujo. A mãe deve ser desleixada! pensou o professora; e, assim refletindo, tomou a iniciativa de comprar um vestidinho azul-vivo, que deu à criança; esta recebeu o presente com grande alegria, e foi correndo para casa. No dia seguinte, estava linda. Comunicou, então, à professora:
- Mamãe quase caiu pra trás quando me viu de vestido novo! Papai estava no serviço, por isso não me viu. Mas vai me ver na hora do jantar.
Quando o pai finalmente a viu, piscou os olhos, percebendo de repente que sua filha era um primor... E piscou outra vez, ao ver uma toalha na mesa da sala de jantar. Nunca houvera dessas coisas em sua casa...
- Que história é essa? perguntou.
- De agora em diante a gente precisa cuidar da limpeza, respondeu a mulher. – Nossa filha está dando o exemplo...
Terminado o jantar, a mãe começou a esfregar os soalhos, sob o olhar do marido que, em silêncio, não escondia sua surpresa. Em seguida caminhou ele até o quintal, e pôs-se a consertar a cerca.
Na noite seguinte, ajudado pela família, limpou o quintal e principiou a cuidar dos canteiros.
Uma semana depois, um dos vizinhos, intrigado com tanta atividade na casa
...