Efeitos da música
Por: Beatriz Alves • 13/9/2015 • Artigo • 346 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Quais os efeitos psicossociais que uma música e sua composição causam à sociedade?
Ana Beatriz Alves
Como podemos classificar a música? Ela é uma pessoa? Um objeto? Um sentimento? É palpável ou não? Para que ela serve?
Acredito que essas não sejam perguntas de ordem frequente, mas respondendo basicamente a música vai muito além de definições. Ela pode ser cura ou agravante de dor, pode trazer paz ou causar guerra, música é um sentimento, um sorriso sem rosto, lágrima que não possui olho, sol e chuva. Encontramos a música em diversos cenários. No principio dos tempos às notas musicais retiradas dos instrumentos levava grande gozo aos povos egípcios. Em meios as grandes guerras à música serviu de protesto. Através dela muitos seres humanos alcançaram grandes vitorias no âmbito social.
Um pesquisador desconhecido disse: “A imposição de ideias às vezes mesmo controvérsias, de maneira clara, mas bem humorada e com os recursos da música tornam ela uma das melhores maneiras de passar informação. Inegavelmente a música é uma ferramenta e cabe a você usá-la da maneira que quiser”.
Sendo assim, são os ouvintes, os receptores da mensagem que essa música trás que vai dizer o que ela pode ou não fazer com o seu eu. E isso requer maturidade ao ouvir uma música e cuidado com o que se ouve.
Há uma música muito conhecida no meio jovial que se chama “Titanium”, que traduzida significa “Titânio”. Titânio é um elemento químico com propriedades periódicas importantes e fortes. Usado na construção de grandes corpos como aviões, barcos e etc. Ela é uma ótima representação de como a música pode expressar o ser de alguém, além de servir como terapia, entre outras coisas, na mente do ser humano. Nela o compositor, expressa seus sentimentos em relação à luta que é sobreviver todos os dias. Ele diz que independente de como tentem o derrubar ele se mantém firme, firme como um titânio. E através da canção podemos perceber como a jogada de combinações com as palavras mantém em sua mente a força pela qual ele precisa para sobreviver as barreias da vida todos os dias.
...