Epicuro
Projeto de pesquisa: Epicuro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 582 Visualizações
A proposta deste trabalho é falar sobre vida ,obras e questionamento de um grande filósofo grego, Epicuro. como podemos ser feliz ? Sua resposta, através do prazer,
mas não do prazer do corpo e sim do prazer da alma.
Iremos conhecer a grande importância desse homem na filosofia e também na ciência.
Biografia
Epicuro nasceu em Samos, em 341 a.C., mas ainda muito jovem partiu para Téos, na costa da Ásia Menor.Quando criança estudou com o platonista Panfilo por quatro anos e era considerado um dos melhores alunos. Retornou para a terra natal em 323 a.C.. Sofria de cálculo renal, o que contribuiu para que tivesse uma vida marcada pela dor.
Epicuro ouviu o filósofo acadêmico (em Samos, que não lhe foi de muito agrado. Por isso foi mandado para Téos pelo seu pai Pânfilo. Com Nausífanes de Téos, discípulo de Demócrito de Abdera, Epicuro teria entrado em contato com a teoria atomista da qual reformulou alguns pontos. Epicuro ensinou filosofia em Lâmpsaco, Mitilene e Cólofon a té que em 306 a.c,fundou sua própria escola filosófica, chamada” O Jardim” na cidade de Atenas. Lecionou em sua escola até a morte, ate 270 a.c morreu aos 72 anos e foi sucedido por Hermarco , cercado de amigos e discípulos. Tendo sua vida marcada pelo ascetismo, serenidade e doçura.
1. CONTEXTO HISTÓRICO
A perda da liberdade política – primeiro denominada pelos macedônios, depois pelos romanos – alterou profundamente os quadros dentro dos quais a Grécia antiga vinha desenvolvendo sua experiência cultural e, em particular, sua criação mais arrojada: a especulação filosófica. Tornando-se parte do império fundado por Filipe daMacedônia e ampliado por seu filho Alexandre, o país passa a integrar vasto organismo político, a diferença entre os gregos do período helênico e os bárbaros provinha da consciência da liberdade que os gregos desenvolveram a partir da peculiaridade de sua organização social e política.
A Grécia de Epicuro, pertence ao período helenístico. Alexandre Magno era rei da Macedônia, com suas muitas campanhas bélicas por ocasião das Guerras Médicas, e depois da batalha de Queronéia (338 a.C.), que marca a derrota dos gregos frente `a Macedônia, ele uniu o Egito e todo o Oriente, até a Índia, à civilização grega. Começou então uma era completamente nova na história da humanidade, na qual a cultura e a língua gregas desempenharam um papel predominante nos três grandes reinos helênicos: a Macedônia, a Síria e o Egito. Se Atenas inicialmente permaneceu como centro de investigação científica e filosófica, outros centros de atividade intelectual passarão a existir e depois a se afirmar, particularmente Alexandria. A partir de 50 a.C, aproximadamente, Roma passou a assumir o predomínio militar. Alexandre não foi apenas “o criador do estado territorial de grandes dimensões”, foi também “o grande responsável pela helenização do mundo antigo”. (PESSANHA: 1992, P.64).
As polés não decidem mais seus destinos, passando a integrar vasto império onde o poder está centralizado e no qual convivem, subjugados, outros povos, com outrastradições, outras formas de vida e de pensamento; manifesta-se então acentuada tendência ao sincretismo religioso.
Ética Epicurista
A ética epicurista é fundamentada no prazer (hedoné). Nesse sentido, a felicidade (eudaiminia) só é alcançada quando se vive uma vida prazerosa. Daí surge uma questão: como é possível uma ética fundamentada no prazer? Isso não levaria o ser humano agir de
acordo com interesses individuais? Diante disto como ficaria o outro no âmbito do agir humano?
O epicurismo foi mal interpretado por pessoas que não compreendiam o que ele entendia por prazer. Daí a relevância – a partir do conceito de prazer, tal como foi pensado por Epicuro – de apresentar algumas idéias básicas, que se encontram interligadas e que são fundamentais para a compreensão da ética epicurista: o tetrapharmakon, a hierarquia dos desejos e a autarquéia. A partir destas idéias mostrar como a phrónesis está relacionada ao prazer.
O pensamento proposto pelo filósofo é inovador, entretanto, isto se deve ao vazio espiritual vivido em sua época. Que foi conseqüência do declínio da pólis (Cidade – Estado). Na Atenas do século IV e V todo cidadão era senhor de si, era ele quem formulava a lei, na Assembléia do povo cada um tinha o direito de tomar a palavra aceitando-a ou rejeitando-a. A partir do declínio da pólis – em que esta deixa de ter autonomia, perdendo a sua independência – a lei passa ser decisão do príncipe ou governador. Dissolvendo assim a antiga identidade entre homem e cidadão. Assim, o ideal político perde seu valor.
A juventude de Epicuro coincidiu com essa época, desse modo, o filósofo propõe o recuo da praça pública (ágora) para o Jardim, um refúgio para o espírito.
Filosofia e obra
O propósito da filosofia para Epicuro era conseguir a alegria, uma vida tranquila caracterizada pela aponia, a ausência de dor e medo, e vivendo cercado de amigos. Ele pensava que a dor e o prazer eram a melhor maneira de medir o que era bom ou ruim, a morte era o fim do corpo e da alma e portanto não deviamos temer os deuses. Das numerosas obras escritas pelo filósofo, só restaram três cartas que versam sobre anatureza, sobre os meteoros e sobre a moral, e uma coleção de pensamentos. Estas cartas, com os fragmentos, foram coligidos por Hermann Usener sob o título de Epicurea, em 1887. Por suas proposições filosóficas Epicuro é considerado um dos precursores do pensamentoanarquista no período clássico.
A certeza
Segundo Epicuro, para atingir a certeza é necessário confiar naquilo que foi recebido passivamente na sensação pura e, por conseqüência, nas idéias gerais que se formam no espírito (como resultado dos dados sensíveis recebidos pela faculdade sensitiva).
O atomismo
Epicuro defendia ardorosamente a liberdadehumana e a tranqüilidade do espírito. O atomismo, acreditava o filósofo, poderia garantir ambas as coisas desde que modificado. A representação vulgar do mundo, com seus deuses, o medo dos quais fez com que se cometessem os piores atos, é obstáculo à serenidade. Todas as doutrinas filosóficas, salvo o atomismo, participam dessas superstições.
No sistema epicurista, os átomos se encontram fortuitamente e esta é a grande modificação em relação ao atomismo de Demócrito (onde o encontro dos átomos é necessário). É este encontro fortuito que garante a liberdade (se assim não fosse, tudo estaria sob o jugo da Natureza) e garante a explicação dos fenômenos, sua elucidação, fazendo com que possam ser explicados racionalmente. Assim, ao compreender como opera a Natureza, o homem pode livrar-se do medo e das superstições que afligem o espírito
O prazer
A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre
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