Estudo Dirigiro - DURKHEIM
Por: thaiscarol05 • 7/1/2016 • Trabalho acadêmico • 621 Palavras (3 Páginas) • 408 Visualizações
QUINTANEIRO, Tânia. BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos, Durkheim e Weber, 2. Ed., ver. e ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2002-2009.
1. Explique de forma simplificada o método funcionais de Durkheim. (lembre-se da relação com os organismos vivos).
O método funcionalista primeiramente busca um objeto de estudo que é denominado como “coisa”, sendo por fim visto como um Fato Social, estes fatos sociais tem entre si três características: geral, exterior e coercitivo. Durkheim as compara com um organismo vivo, onde tudo que existe na sociedade, existe porque cumpre uma função assim como os órgãos em um sistema vital.
2. Dê uma definição para FATO SOCIAL, apresente dois exemplos de fato sociais do seu conhecimento.
Fato Social pode ser definido como algo/coisa que a sociologia estuda segundo Durkheim. FATO SOCIAL-> COISA -> OBJETO DE ESTUDO. Ex: MORADIA, um fato social importante, pois todos precisam de casa sendo assim segue uma função normal na sociedade, porém nos dias atuais há uma disfunção em meio as classes sociais que pode ser evidenciado nas favelas, nem todos os indivíduos tem sua casa própria. EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA, também a principio tem sua função normal, mas com o tempo e com a divisão entre escolas públicas e particulares ocorreu uma disfunção social, onde o ensino nas escolas públicas é extremamente ruim se comprado ao mesmo ensino em escolas particulares.
3. Cite e explique as três características dos fatos sociais. Dê exemplos.
Fatos sociais são divididos em: GERAL – Comum a todos os membros da sociedade, ex. educação escolar. EXTERIOR – independe do individuo, se ele quer fazer ou não, ex. Exames sem consultas em universidades. COERCITIVO – Exerce sobre o individuo um domínio ou punição, ex. Leis Brasileiras.
4. Pensando no método funcionalista, escolha três elementos da sociedade (universidade, família, religião, etc.) e aponte suas funções sociais.
RELIGIÃO: cumpre a função social fazendo com que o individuo siga um determinado costume buscando sempre o bem de um todo maior, ajuda a desenvolver o caráter, solidariedade, compaixão, etc. entre os membros.
ESCOLA: cumpre a função social de educar os indivíduos fazendo com que eles acham profissionalmente, contribuindo para suas futuras atuações no mercado de trabalho.
GOVERNO: cumpre a função social de sistematizar as leis do país, visando a igualdade de todos seus indivíduos.
5. Quando um fato social pode ser considerado normal? Explique com um exemplo.
Fatos Normais são aqueles que não excedem os limites impostos e são generalizados pela sociedade, ex. criminalidade, que é encontrada em qualquer lugar independente de classes sociais.
6. Quando um fato social pode ser considerado patológico? Explique com um exemplo.
Fatos Patológicos são aqueles que estão fora do padrão da sociedade, ex. Alto nível na criminalidade em determinado local.
7. Por quais motivos Durkheim acredita que a divisão social do trabalho
...