Etica E Competencia
Artigo: Etica E Competencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexandrovisk • 18/11/2014 • 765 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e Competência. 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Trabalhamos com os dois primeiros capítulos do referente livro em sala de aula, porém para melhor aprofundamento e compreensão do tema, li o livro por inteiro, fiz minhas anotações e com auxilio das explicações dadas pela professora nas aulas, elaborei o presente resumo.
Ética é a reflexão crítica sobre valores na ação humana. Os conceitos de ética e de moral se confundem ou se identificam porque ambos significam costume, jeito de ser; A moral é o conjunto de normas e regras que regulam as relações dos indivíduos numa comunidade. As regras e normas se sustentam nos valores criados pelos homens em suas próprias relações. A moralidade nos faz pensar em como devemos agir em diversas situações para alcançar as expectativas da sociedade em que vivemos, pois existe a necessidade de agir corretamente para ser aceito.
A ética busca a raiz dos valores, diferente da moral que é um conjunto de normas e regras que distingue o comportamento considerado bom ou mau.
Os valores não são estáticos, estão sempre mudando conforme o tempo passa e difere de uma cultura para outra. O contexto social caracteriza a educação por isso deve-se estabelecer relações entre educação, cultura e sociedade. A educação é transmissão de cultura (mundo transformado pelos homens).
O homem faz parte em seus aspectos biológicos e fisiológicos do mundo natural, mas também existe o mundo cultural transformado pelos homens. A necessidade, a garantia de sobrevivência é o que faz os homens produzirem cultura interferindo na natureza por meio da razão e da criatividade para satisfazer suas necessidades que são criadas ou inventadas por si mesmas.
A ideia de trabalho e sociedade não se separam porque é com os outros que o homem trabalha e cria cultura. A cultura não está incorporada ao patrimônio, deve ser preservada e transmitida porque é o elemento que sustenta a sociedade. A escola é a instituição social cuja função específica é a transmissão de cultura com o objetivo de formar os indivíduos para participar da construção da sociedade.
A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, mas grande parte da população está excluída do processo educativo formal e a maioria que frequenta a escola não tem recebido condições para apropriar-se. Devemos analisar criticamente a relação escola-sociedade para expor os mecanismos da prática educativa, acredita-se que tendo uma boa escola se terá a sociedade desejada expressando uma visão otimista e ingênua da escola. A instituição escolar é vista como impulsionadora da sociedade por ser transmissora de cultura. Uma concepção pessimista chama a atenção para reprodução dos valores no âmbito escolar, mostrando que a escola não se encontra fora da sociedade.
A escola não tem autonomia total diante das mudanças sociais e nem é reprodutora do que ocorre na sociedade, mas faz parte da sociedade, ao mesmo tempo em que faz a manutenção transforma a cultura. É tarefa da escola a transmissão/ criação sistematizada da cultura, no interior da escola o educador exerce sua profissão e tem suas “obrigações“, mas o que compete ao educador? Competência é o saber fazer bem.
Não devemos confundir o “saber bem”
...