Famílias modernas
Resenha: Famílias modernas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/11/2013 • Resenha • 366 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
As famílias modernas encontram-se cada vez mais desestruturadas devido as transformações no decorrer do tempo. Desde a era da revolução industrial, a chegada da urbanização e a abolição da escravatura, vem transformando a sociedade em geral, assim alterando os aspectos familiares no meio social, cultural e político.
Desde o inicio do século XVII, iniciou-se uma grande modificação no meio social e na vida da sociedade,com surgimento de tecnologias e alterações na economia, ano em que as filosofias do Iluminismo começaram a ter um efeito dramático sobre a sociedade, essas tranformações tiveram maior impacto a partir do século XIX, quando surgiram as novas classes trabalhadoras e novas idéias, sendo estes os avanços medicinais, o conhecimento da anatomia humana e a prevenção de doenças, desde então podemos acompanhar esse desenvolvimento acelerado, podemos observar também que com o surgimento da lei da igualdade dos direitos do homem e da mulher, a mulher passou a ingressar no mercado de trabalho, dividindo assim o papel de provedora de bens e educadora para os filhos com o homem, causando inúmeros conflitos entre a autoridade patriarcal e os modelos igualitários liberais.
As famílias tem sofrido impactos profundos em relação a essas modificações.. e a nova geração, ou seja, os filhos são os mais prejudicados, pois vivenciam momentos de brigas e desentendimentos dos pais, e sem saber como recorrer ou pedir ajuda se tornam inseguros quanto ao seus comportamentos e atitudes, causando varios disturbios piscológicos que ocasionam tragédias familiares, sendo eles os principais malfeitores, como podemos ver em noticiários, jornais e revistas.
Com o precesso de modernização a família tem papel essencial, pois reforça a ideologia da igualdade entre as pessoas. De acordo com a educadora Sílvia Gaspar, uma família bem estruturada é fundamental no que se refere à formação das crianças e jovens como futuros membros de uma sociedade, nela encontramos opiniões diversificadas sobre as tradições, cultura, religião, sexualidade entre outros princípios.
Subentende-se que a família sempre esteve em constante adaptação das alterações sócio-econômicas e que tem influência significativa na qualidade de vida de seus descendentes.
...