Fichamento Marxismo Marx
Dissertações: Fichamento Marxismo Marx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fafazinha • 13/11/2013 • 863 Palavras (4 Páginas) • 827 Visualizações
Título: Fichamento Filosofando: Introdução a Filosofia
Referência Bibliográfica: Aranha, ML de A.; MARTINS, Maria Helena Pires.
Breve Biografia autor (a):
Linhas Gerais do Texto: O marxismo
Ideia Central
Citação
Pg.
Para Marx a força motora e aquilo que temos em mente ou como as ideias e o que faz girar e fazer acontecer
Os filósofos não tem feito se não interpretar o mundo de diferentes maneiras: o que importa e transformá-lo
01
A retirada dos poderosos no poder politico, com a decadência do feudalismo porque o absolutismo estava crescendo e esse movimento se estendeu por todo o território.
As revoluções Burguesas do século XVIII se encontravam, no inicio do século XIX, ameaça das pelas forças conservadoras do feudalismo em decomposição, representadas pela nobreza e pelo clero, ansiosa para restaurar o absolutismo e excluir a burguesia do poder politico.
01
A expressão do proletário de sua ideologia contraria ao liberalismo
A partir de 1948 o proletariado procura a expressão de sua própria ideologia, oposta ao pensamento liberal e inspirada de inicio no socialismo utópico começa a ficar mais clara a cisão entre as duas classes cuja contradição será explicitada pelas teorias que criticam o liberalismo.
01
A divisão da Alemanha e a unificação econômica
A Alemanha ainda se encontra dividida em diversos estados, e a unificação se dará apenas em 1871, sob o comando de Bismarck 1º ministro da Prússia. Portanto foram necessárias três guerras e muitas táticas de unificação econômica
01
O surgimento da ideologia Marxista em 1818 – 1883 com Engels
“Foi, portanto numa Alemanha agitada e cheia de problemas que surgiu o marxismo. Na verdade essa obra e fruto não só de Kall Marx (1818 - 1883) mas também do seu amigo Friedrich Engels (1820 - 1895) que além da colaboração ideológica era industrial e pode por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos mais críticos ”
01
O que é fica como esta.
Logica dialética: o que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar tal como esta. (Bricht)
01
Descoberta cientifica
A descoberta da célula - todos os órgãos animais e vegetais sendo constituídos por celular, tem uma unidade estrutural que se torna cada vez mais complexa.
02
A conversão de energia não pode ser criada e sim transformada
“A descoberta... da energia não pode ser criada nem destruída, mas sim construída e transformada de uma forma em outra”
02
Transformação humana. Introdução de instrumentos de trabalho. Nasce o novo já morrendo.
“essas descobertas mostram que o mundo e transformação. Tudo muda, a própria historia muda. Os homens estão constantemente inventando novos instrumentos de trabalho, mudam a ordem social, mudam a si mesmos. O velho e sempre substituído pelo novo, e cada coisa, ao nascer, já tem em si o germe da sua destruição”.
02
Leis da dialética.
Características dialéticas: Para Engels “a dialética e a ciências das leis gerais do movimento, tanto que o mundo externo quanto do pensamento humano.”
02
As fases da dialética tese, antítese e síntese.
A dialética e a estrutura contraditória do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: a tese, a antítese e a síntese, ou seja, o movimento da realidade se explica pelo antagonismo entre o movimento da tese e o da antítese, cuja, contradição deve ser superada pela síntese.
02
Transformações conforme as necessidades.
Da
...